DNOCS: João Ananias defende sede no Ceará

“É um insulto aos nordestinos a ideia de transferir a sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) para Brasília”. É o que afirma o deputado federal João Ananias (PCdoB-CE), acrescentando que se defende a permanência do órgão no Estado e sua revitalização. Ele observa que essa também é a proposta dos servidores do DNOCS que vão discutir o assunto em seminário marcado para a próxima semana.

João Ananias ressalta que o DNOCS não pode continuar na situação atual, totalmente sucateado. A bancada federal nordestina, especialmente, a cearense, está trabalhando no sentido de manter a sede do Departamento no Ceará e fortalecer suas atividades. “É um movimento pela reestruturação do órgão e é muito justo”.

O primeiro órgão a estudar a problemática do semiárido foi criado sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas – IOCS através do Decreto 7.619 de 21 de outubro de 1909 editado pelo então Presidente Nilo Peçanha. O DNOCS recebeu ainda em 1919 (Decreto 13.687), o nome de Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas – IFOCS antes de assumir sua denominação atual.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)