PCdoB debate em São Paulo políticas públicas para comunicação

Começa hoje (5), em São Paulo,às 18h, na sede nacional do PCdoB, seminário convocado pela secretaria nacional do PCdoB de Questões da Mídia que vai debater políticas públicas para uma comunicação democrática. O público-alvo são prefeitos e vice-prefeitos do PCdoB assim como vereadores eleitos.

Para expressar a Liberdade.

A ideia é incentivar gestores e parlamentares do partido a construírem gestões marcadas pelo incentivo à pluralidade e com políticas de comunicação democráticas.

O portal Vermelho São Paulo conversou com a secretária nacional de Questões da Mídia do PCdoB, Renata Mielli, que também é secretária geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

“Apesar de as políticas que mexem com a estrutura estarem em nível federal acreditamos que muita coisa pode ser feita pelos municípios para reverter a política dos meios de comunicação de ser oposição ao projeto político em curso no país, por exemplo”, informou Renata.

Judicialização da blogesfera

Gestões municipais comprometidas com uma comunicação que incentiva a pluralidade podem se somar ao esforço dos inúmeros blogueiros independentes espalhados pelo país que oferecem na rede o contraponto omitido pelos grandes veículos de comunicação.

Esses blogs tem sido vítimas de ações no judiciário, sempre com ganho de causa às grandes corporações midiáticas. Nesta semana, encontro no Barão de Itararé encaminhou a criação de um fundo de socorro financeiro a quem enfrenta ações na justiça e outros tipo de pressão.

“O campo judicial é muito desfavorável ao modelo de comunicação que queremos construir e defendemos. A justiça do Rio de Janeiro nunca vai dar ganho de causa contra a Globo. E nós estamos buscamos caminhos apontando a criação de legislação, procedimentos jurídicos, juizados especiais para enfrentar essa questão apontada em 2010”, explicou Renata.

Mobilização da sociedade

Na avaliação dela a centralidade do debate sobre a democratização da comunicação avançou muito entre os movimentos sociais mas é preciso ganhar mais corpo. “O desafio é incorporar a luta pela democratização da comunicação às demandas específicas dos movimentos,” defendeu Renata.

Ela citou o movimento sindical como um dos segmentos mais criminalizados pelos meios de comunicação. “Quando o sindicato faz uma passeata a imprensa ressalta que estão atrapalhando o trânsito enquanto omite as reivindicações justas do movimento e o motivo do ato”, exemplificou.

Pra expressar a liberdade

A campanha Pra Expressar a Liberdade, iniciativa do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), realizará no dia 19 de abril uma plenária em São Paulo para aprovar a versão de um projeto de Lei de iniciativa popular propondo uma nova legislação em comunicação para o Brasil.

“Além de marcar o início da coleta de assinaturas para a apresentação ao congresso nacional, o ato do dia 19 é um instrumento de mobilização e debate para envolver toda a sociedade”, convocou Renata.

De São Paulo, Railídia Carvalho

PROGRAMAÇÃO

Seminário nacional do PCdoB: Construindo políticas públicas para uma comunicação democrática

Dias 5 e 6 de abril.

Local: Sede nacional do PCdoB (Rua Rego Freitas, 192, República, São Paulo).

Dia 5, sexta-feira:

18 horas – Mesa 1: Como se relacionar com a mídia tradicional e as novas mídias
– Luciana Santos – Deputada Federal PCdoB – PE
– Luis Nassif – jornalista
– Renata Mielli – Secretaria Nacional de Questões da Mídia

Dia 6, sábado:

9 horas – Mesa 2: Internet – Infraestrutura, acesso e prestação de serviços
– Fabrício Solagna – Gabinete de Inclusão Digital – Porto Alegre
– Percival Henriques – Associação Nacional pela Inclusão Digital – ANID
– Sergio Amadeu da Silveira – professor da Federal de São Paulo – CGI-Br

14 horas – Mesa 3 – A radiodifusão pública e comunitária
– Nelson Breve – presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC);
– Guido Bianchi – diretor-presidente da Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC)
– Sonia Correa – Centro de Estudos Barão de Itararé

Ativo da secretaria nacional para questões da Mídia

7 de abril, domingo.
Local: Sede Nacional do PCdoB (Ra Rego Freitas, 192. República, São Paulo – SP)

9 horas – Situação política e a batalha da comunicação
– Renato Rabelo – presidente nacional do PCdoB
– Renata Mielli – Secretaria Nacional de Questões da Mídia

14 horas
Debate sobre a organização da frente de comunicação
– Altamiro Borges – Secretário Nacional de Questões da Mídia
– Sonia Correa – Secretaria Nacional de Questões da Mídia