Piedad Córdoba: "É a hora da paz na Colômbia"

A defensora colombiana dos direitos humanos Piedad Córdoba expressou nesta terça-feira (9) na Marcha pela Paz e Esperança que “é hora da paz na Colômbia” e que “todos merecemos tê-la”. Ela chamou os colombianos para participarem “humilde e fraternalmente” neste processo para ter um futuro melhor e com dignidade.

Piedad Córdoba

“Faz 65 anos que pedimos paz, suplicamos a paz e hoje já não podemos pedir, suplicar e esperar (…) É a hora da paz, porque merecemos tê-la, que viva a paz na Colômbia”, manifestou Piedad Córdoba na praça Bolívar de Bogotá. 

Leia também:
Lula envia mensagem de apoio à marcha pela paz na Colômbia

Enfatizou que “se conseguir um acordo de paz [entre as Farc e o governo colombiano] teremos que construir entre todos a paz com o afeto real, nos corações. Não matem o protesto pacífico, não aniquilem a rebeldia pacífica, deixem florescer as ideias e permitam que este povo seja dono de si e de seu futuro”.

A paz na Colômbia “será um bálsamo sobre esse milhares de mortos que se foram sem amor (…) A paz não é só uma palavra, mas uma convivência respeitosa”, afirmou.

Nesta terça-feira (9), milhares de colombianos marcharam pelas principais avenidas da cidade de Bogotá em apoio aos Diálogos de Paz que atualmente sustentam o governo e as Farc. A denominada Marcha pela Paz e a Esperança reuniu, pela primeira vez na história da Colômbia, diferentes movimentos e atores políticos, além da população para pedir o fim do conflito armado. 

A atividade foi convocada por movimentos da esquerda e conta com o apoio e a participação do Executivo Nacional e das comissões que desenvolvem nas negociações de paz em Cuba tanto a governamental como a da guerrilha.

Com informações da TeleSur