Prefeito de Jundiaí faz balanço dos três meses de governo

Durante 50 minutos, o prefeito de Jundiaí, São Paulo, Pedro Bigardi (PCdoB) falou à imprensa sobre os primeiros três meses de trabalho da nova administração pública da cidade. Entre ações emergenciais e projetos, em fase de elaboração para os próximos anos, o chefe do Executivo salientou que a execução é tomada com base na integração das secretarias municipais no intuito de cuidar das pessoas.

bigardi2 - Dorival Pinheiro Filho


Na abertura, Pedro Bigardi desmistificou a obrigatoriedade em pontuar projetos de 100 dias iniciais de início de gestão. “Esta é uma tradição política, mas nós preferimos trabalhar para resolver os problemas e avançamos em muitas coisas. Demos início ao planejamento estratégico que será concluído na sexta-feira (1/042), com os principais projetos de base”, comentou.

Ele também citou outra marca da nova gestão, iniciada em janeiro: o diálogo com o servidor municipal e com a população. “Esta inclusive é a minha orientação a todos os secretários”, frisou. Associado ao governo de portas abertas, Pedro Bigardi destacou a integração entre as secretarias na condução de projetos, o que vai agilizar durante o período de execução.

Os secretários Paulo Galvão (Finanças), Cristiano Lopes (Esportes), Jamil Yatim (DAE S/A), além de diretores das diversas Pastas da Prefeitura, acompanharam a reunião.

Confira os principais avanços dos primeiros três meses do governo Bigardi

Saúde – Abertura das UBSs (Unidade Básica de Saúde) na hora do almoço para acolhimento da população. Inauguração do Pronto Atendimento Central 24 horas, com investimentos de R$ 600 mil, que conta com equipamentos de última geração e 25 leitos adicionais, o que desafogou o Hospital São Vicente.

Administração
– Extinção de 105 cargos em comissão (CC8 e CC9). Criação de sete coordenadorias, com objetivo de aproximar a população das políticas públicas: Coordenadoria Especial da Promoção de Políticas de Igualdade Social; da Pessoa com Deficiência; de Políticas Públicas das Mulheres; do Idoso; da Defesa Civil; da Juventude; e do Bem-Estar Animal.

Recursos Humanos – Política de valorização dos servidores por meio da Educação Continuada – 50 servidores já participaram de cursos de capacitação e qualificação. Gestão democrática e participativa que ouve os servidores públicos, colaboradores e a população no encaminhamento das ações do governo. Negociação com a categoria do aumento salarial.

Educação – Contratação de 80 agentes de desenvolvimento infantil, 20 professores, 15 cozinheiros e 8 técnicos de nutrição. Ampliação do convênio com as escolas particulares de educação infantil (creches – 0 a 3 anos), que vai garantir a criação de mais 300 vagas para o atendimento da lista de espera. Assinatura do convênio Programa Creche Escola, que irá possibilitar a construção de uma creche com 150 vagas. Reformulação do cardápio da merenda escolar, ampliando a participação de alimentos orgânicos do Projeto Vale Verde. Por dia, são 80 mil refeições servidas.

Finanças – Controle das despesas correntes, a exemplo da redução de 21% nos gastos com combustível e 27% nos gastos com telefonia fixa. Monitoramento das horas-extras abusivas em ação conjunta das secretarias. A média do primeiro trimestre caiu 57% em comparação ao mesmo período de 2012.
 – Ação preventiva e fiscalização em estabelecimentos de grande concentração de pessoas na cidade. Uma força-tarefa integrada com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal visitou esses locais e orientou proprietários com objetivo de garantir a segurança dos frequentadores.

Segurança – Guarda Municipal retoma rondas escolares. Objetivo é reduzir em até 30% ao ano as ocorrências nas escolas. Aumento de 12% nas rondas nos bairros em relação ao mesmo período no ano passado.

Mobilidade
– Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, que contempla sistema cicloviário, infraestrutura do transporte e do trânsito, além de visita técnica a Bogotá (Colômbia) para nortear ações de implantação do BRT. No total, R$ 106 milhões conquistados junto ao Governo Federal para o início do projeto.
Esportes – Primeira fase da construção do Centro Esportivo da Vila Comercial – obra iniciada em 25 de fevereiro. Fornecimento de bolsa-atleta para 70 esportistas que representam o município em competições oficiais.

Comunicação – O Portal da Prefeitura passou por uma reestruturação completa, atualizado com um layout mais leve e dinâmico. Criação de mais de 100 peças publicitárias internamente, entre elas: Festa da Uva, Carnaval, Campanha de Inverno, Campanha Dengue: Aqui Não! e Campanha Estacione Consciente, além da identidade visual do Novo PA 24 Horas. Com uma economia de 20,3% aos cofres públicos, foi desenvolvida a nova Imprensa Oficial, com um layout moderno e impressão de melhor qualidade.

Fundo Social de Solidariedade – Campanha de Inverno 2013: arrecadação de cobertores e agasalhos. Retorno da Feira da Amizade, programada para os dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de setembro, com participação de entidades da cidade. Elaboração de novos cursos para a população com uma nova dinâmica.

Meio Ambiente – Melhorias para o entorno do lago Vale Azul – mudança para mão única da rua ao redor da lagoa, construção de ciclofaixa, pista de caminhada, bolsões de estacionamento, academia ao ar livre e espaço para a pesca.

Cultura – O Carnaval 2013 reuniu 3 mil pessoas no evento de escolha da corte e outras 17 mil pessoas na avenida, durante os desfiles. Com entrada gratuita e mais espaço para os produtores locais, a 30ª Festa da Uva recebeu de volta a família jundiaiense. A edição de 2013 teve um público de 70 mil pessoas, participação de 300 agricultores e 43 toneladas de frutas vendidas.

Com informações do portal da Prefeitura de Jundiaí