SSA: Comissão Especial da Copa é oficialmente instalada da Câmara

A Comissão Especial de acompanhamento da Copa do Mundo, criada pela Câmara Municipal de Salvador, foi oficialmente instalada na quarta-feira (10). O vereador Everaldo Augusto, líder do PCdoB na Casa, foi escolhido o presidente do colegiado. A vice-presidência foi com Geraldo Júnior (PTN) e os outros membros são Orlando Palhinha (PP), Leo Prates (DEM), Heber Santana (PSC), Isnard Araújo (PR) e Marcel Moraes (PV).

A Comissão surge com a proposta de acompanhar e fiscalizar os atos das autoridades responsáveis, relacionados aos eventos do Mundial de 2014, Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016. Os eixos de trabalho são: garantia da transparência nas ações, auxílio ao controle social sobre as políticas e uso de recursos públicos relacionados ao Mundial.

Para o presidente da Comissão Especial, a Copa é uma grande oportunidade para acelerar e priorizar obras e investimentos há muito necessários. “A Cidade precisa de mobilização e trabalho para garantir que a realização do mundial crie estrutura urbana para Salvador, que a mobilidade seja alcançada da maneira mais ampla, que se rendam negócios, e ainda, que investimentos sejam atraídos para fortalecimento do comércio local”, destacou o vereador Everaldo Augusto.

Os encontros do colegiado estão previstos para acontecer quinzenalmente. Os temas das audiências públicas a serem realizadas serão definidos nos próximos encontros, mas devem englobar a situação das obras; investimentos e ações preparatórias; políticas e legado material e imaterial dos eventos. Além isso, estão previstas visitas técnicas à Arena Fonte Nova, Aeroporto de Salvador e Teatro Castro Alves.

O vice-presidente, vereador Geraldo Junior, falou sobre a importância dos investimentos e legados relacionados à mobilidade urbana e acessibilidade e destacou a importância da Comissão ser presidida pelo vereador Everaldo, que já tem um histórico de lutas nessa área.

De Salvador
Maiana Brito, com Ascom/Câmara Municipal