Irã defende ampliação de laços com países independentes

Aumentar a cooperação cultural, política e econômicas com os países independentes é uma das prioridades da política externa do Irã, declarou neste domingo o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad.

Durante uma entrevista concedida à revista britânica “Business of the Year”, o chefe do Executivo iraniano assinalou que o aumento da cooperação com os países latino-americanos aqueles com os quais o Irã possa abastecer suas necessidades, é de grande importância para a política externa do país persa.

Os países latino-americanos desejam utilizar as experiências do Irã em diversos âmbitos, disse Ahmadinejad ao sublinhar que Teerã busca investir em países sul-americanos tendo em conta os diferentes potenciais que possuem esses países.

O líder persa destacou que o Irã considera “uma oportunidade” todas as sanções e ameaças do Ocidente.

O aumento das relações comerciais com os países vizinhos, entre outros, assim como a ampliação dos intercâmbios se encontra entre outras atividades do país persa durante a recessão mundial e as sanções econômicas.

Em um momento em que o mundo sofre com a crise econômica, os países inimigos trataram de prejudicar a economia do Irã; contudo, seus intentos não obtiveram êxito, acrescentou.

As sanções impostas por parte de superpotências assim como a crise econômica mundial não afetaram o crescimento qualitativo e quantitativo da economia do Irã, pois o governo iraniano deu ainda mais apoio aos membros mais débeis da sociedade.

Finalmente, Ahmadinejad se referiu aos avanços do Irã nos terrenos da nanotecnologia, entre outros, e anunciou que o país, de 2004 a 2011, registrou um crescimento de 5 por cento em seu Produto Interno Bruto (PIB).

Hispan TV