Correios lançam em homenagem ao trabalho doméstico

O lançamento do selo personalizado dos Correios em homenagem à Valorização do Trabalho Doméstico marcou o primeiro dia das atividades da 4ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico, uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Agenda Bahia do Trabalho Decente. O evento teve início nesta quarta-feira (24/4) e segue até a sexta-feira (26), no Shopping Piedade, em Salvador.

O selo é alusivo à aprovação recente da Emenda Constitucional 72, que igualou os direitos dos trabalhadores domésticos aos demais trabalhadores urbanos e rurais. A solenidade contou com a presença da secretária da Setre em exercício, Olívia Santana, do diretor Regional dos Correios, Cláudio Moras, e da presidenta da Federação Nacional dos Trabalhadores Domésticos (Fenatrad), Creuza Oliveira.

Para a secretária do Trabalho em exercício, Olívia Santana, a realização da Semana de Valorização é uma maneira de homenagear, em forma de ações em prol da categoria, a passagem pelo Dia do Trabalho Doméstico, a ser comemorado em 27 de abril. “A aprovação da Emenda Constitucional 72, que iguala os direitos dessa categoria aos demais trabalhadores, é um momento histórico, e o lançamento do selo pelos Correios simboliza a importância dessa conquista”.

A presidenta da Fenatrad, Creuza Oliveira, elogiou a iniciativa da Setre na realização da Semana de Valorização do Trabalho Doméstico. “É um espaço importante, ainda mais com a aprovação da PEC das Domésticas, que é resultado de quase 80 anos da categoria”, lembra.

No local, a população tem acesso a serviços gratuitos como orientação trabalhista e previdenciária, cadastramento para profissionais autônomos no SineBahia-Patra e emissão de carteira de trabalho.

A 4ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico conta com o apoio do Sindicato do Trabalho Doméstico (Sindoméstico), Federação Nacional das Trabalhadores Domésticos (Fenatrad), Shopping Piedade, Previdência Social, Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipa), Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) e SOS Educação Profissional.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Setre