Presidente afegão recebeu milhões de dólares da CIA

Dezenas de milhões de dólares foram enviados durante mais de uma década pela Agência Central de Inteligência (CIA) estadunidense ao presidente afegão, Hamid Karzai, informa nesta segunda-feira (29) um artigo do jornal The New York Times.

A publicação garante que os fundos foram carregados em malas, mochilas e inclusive saco plástico aos escritórios do dirigente da nação centro-asiática e que eram levados regularmente uma vez por mês.

"Chamamos de dinheiro fantasma", afirmou Khalil Roman, que foi chefe anexo de recursos humanos de Karzai entre 2002 e 2005. De acordo com o ex-funcionário governamental, o dinheiro "chegava de maneira secreta e ficava em segredo".

Segundo opinião de um servidor público de Washington também entrevistado pelo Times, esses recursos pretendiam comprar a influência da CIA nesse país, fomentaram a corrupção e deram mais poder aos chamados senhores da guerra, o que ameaça a estratégia de saída do Afeganistão (prevista para 2014).

"A maior fonte de corrupção no Afeganistão foram os Estados Unidos", ratificou a mesma fonte anônima.

Segundo o material, grande parte do dinheiro foi parar nas mãos de chefes militares e políticos, não pouco vinculados com o tráfico de drogas e, em alguns casos, com o Taliban.

Os pagamentos em dinheiro parecem não estarem sujeitos a supervisão e restrições impostas à ajuda oficial que o governo estadunidense entrega ao Afeganistão ou aos programas de assistência oficiais da CIA. Parece que não estão sujeitos às leis da Casa Branca, considera o artigo.

Os Estados Unidos invadiram o território afegão em 2001 com o apoio de uma coalizão multinacional.

Fonte: Prensa Latina