SSA: Sindicatos comemoram o 1º de Maio no bairro da Liberdade

A tradicional festa do 1º de Maio, que comemora o Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, em Salvador, esse ano terá uma mudança importante. A Praça Castro Alves, no Centro, não será mais o palco do evento, que se muda para a Praça Nelson Mandela, na Liberdade, o bairro mais negro da América Latina.

Segundo a organização, a transferência se deu por conta de problemas estruturais na “Praça do Poeta”, como é a conhecida a Castro Alves, que abrigou a festa por três anos. À frente dos trabalhos estão a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Seção Bahia (CTB-BA) e a Nova Central, que se uniram para garantir a realização do ato em defesa da valorização do trabalho e do trabalhador.

Com o tema “Garantir Direitos e Avançar nas Conquistas”, a festa de 2013 celebra os 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que é de 1943, e regulamenta as relações trabalhistas. O ato está marcado para às 14h e conta com shows das bandas Batifun e Academia do Samba, entre outras atividades.

“Queremos que esse seja um dia diferente na vida de cada trabalhador, que vai refletir sobre sua realidade, a atual conjuntura econômica, a luta contra a desindustrialização no país, a alta de juros, melhores salários e pela construção de um novo projeto de desenvolvimento nacional”, destacou Adilson Araújo, presidente da CTB-BA, através da assessoria de imprensa da entidade.

Com o tom político de sempre, a festa desse ano também apresenta bandeiras históricas de luta, como redução da jornada sem redução dos salários; fim do fator previdenciário; valorização do salário mínimo e aumento das aposentadorias; trabalho decente; igualdade de direitos e oportunidades; e redução da taxa de juros.

De Salvador,
Erikson Walla