Bancários fazem paralisação de 24 horas contra desrespeito do BB

O Banco do Brasil implantou recentemente um plano de funções comissionadas que reduz em até 16,25% o salário de boa parte dos funcionários. Dos 118 mil trabalhadores do BB, mais de 67 mil são prejudicados com a medida. Na Bahia, quase 6 mil viram a renda diminuir da noite para o dia.

Depois da implantação, os funcionários solicitaram diversas negociações com a direção da empresa, chegando, inclusive, a solicitar ajuda no Congresso Nacional. Mas nada surtiu efeito e o BB preferiu ignorar todos os pedidos.

Sem alternativa, bancários de todo o país cruzaram os braços nesta terça-feira (30/04) e as agências estão fechadas. Em Salvador, a adesão é grande. Unidades do Imbuí, Iguatemi, avenida Sete de Setembro, Comércio, Itapuã, Liberdade, Ondina, Itaigara, Porto Seco Pirajá, avenida Tancredo Neves e Piedade ficaram sem prestar atendimento.

No interior do Estado, os bancários fecharam 17 unidades em Irecê, oito em Feira de Santana, 10 em Vitória da Conquista e uma em Itabuna. O secretário-geral do Sindicato, Olivan Faustino, chama a atenção para o engajamento dos bancários. “Não vamos desistir. O movimento é forte e vamos cumprir todo o calendário de lutas”.

Indignados, os funcionários destacam o desrespeito do BB. “É uma covardia o que o banco faz. O plano de funções prejudica a todos”, afirma um bancário da agência Piedade.

Fonte: Ascom SBBA