Irã adverte países da região sobre manipulação estrangeira

O Irã fez declarações nesta sexta-feira (3) contra a presença militar estrangeira no Oriente Médio e instou os países da região a “permanecerem vigilantes ante as conspirações de Israel para provocar conflitos étnicos e religiosos”.

Em repetidas ocasiões advertimos sobre a necessidade de os países da região serem prudentes e cautelosos, não caírem nas conspirações israelenses e prestarem a devida atenção aos seus próprios interesses e aos dos Estados da zona”, disse o porta-voz da chancelaria persa, Ramin Mahmanparast.

O representante disse que para lograr este propósito, os países Oriente Médio "devem trabalhar juntos e incrementar os esforços para manter a segurança e a estabilidade".

As declarações do porta-voz são emitidas em momentos de tensão elevada no Golfo Pérsico pela iminente realização de manobras militares conjuntas convocadas pelos Estados Unidos com aliados da região e pela degradação da disputa de Teerã com os Emirados Árabes Unidos, pela possessão das ilhas Tonb Maior, Tonb Menor e Abou Musa, que ficam no golfo.

Neste sentido, as tensões provocadas por alegações sobre os supostos propósitos militares do programa nuclear iraniano, alentado pelos Estados Unidos e seus aliados atlânticos é outro foco de inquietude na zona estratégica, em que circula mais de um terço do petróleo consumido pelas economias dos países industrializados ocidentais.

Fonte: HispanTV
Tradução da redação do Vermelho