PCdoB presente nas comemorações do Dia do Trabalhador em Contagem

Contagem acordou cedo para comemorar o Dia do Trabalhador, celebrado nesta quarta-feira, 1º de maio, na Praça da Cemig. E como já é tradição, dirigentes e militância PCdoB participaram dos dois grandes eventos populares que marcaram a data na cidade. Logo cedo, o Partido participou da Missa do Trabalhador, em memória a São José Operário, presidida pelo bispo dom Luiz Gonzaga Fechio, bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, e concelebrada pelo Vigário Episcopal da Região Nossa Senhora Aparecida (Rensa), frei Luiz Antônio Pinheiro, e pelos padres da região.

O prefeito Carlin Moura, como sempre, acompanhou a missa no meio povo, acompanhado de cerca de 2.000 fiéis, de seu vice, João Guedes, da deputada federal Jô Moraes, do vice-presidente do PCdoB Minas Wadson Ribeiro, da Secretária de Educação, Ana Prestes, e do Secretário de Esporte, Paulo Prado. A militância do PCdoB distribuiu para os presentes um manifesto em homenagem aos trabalhadores.

“O dia Primeiro de Maio é uma data para se lembrar das lutas e das conquistas dos trabalhadores por um mundo mais justo. Para o PCdoB, é dia de intensificar a mobilização pelas transformações no mundo do trabalho, pelo fim das explorações e a construção do socialismo”, diz o manifesto.
1º de Maio Unificado

Após a Missa em memória a São José Operário, a população de Contagem se dirigiu para a Praça do Divino que, pela primeira vez, recebeu um grande evento para comemorar o Dia do Trabalhador. Organizado pelas centrais sindicais Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e União Geral dos Trabalhadores (UGT), e com o apoio da Prefeitura de Contagem, a festa 1º de Maio Unificado foi gratuita e reuniu mais de 20 mil pessoas.

“Muitos não acreditavam que a Ressaca poderia sediar um evento tão grande e bonito como esse e agora, com o governo Carlin é uma realidade”, frisou Gelson Alves da Silva, dirigente da CTB, pouco antes do show principal da noite, a apresentação da dupla Gino e Geno.

Durante todo o dia, várias atrações se revezaram no palco e o público presente conferiu as apresentações de Fernanda Portilho, Humberto Diniz, Fred e Marcelo, Ronan Oliveira, Jhonny e Clayton e PDN. As centrais sindicais também sortearam cinco motos e vários prêmios.

Trabalhadores como prioridade

Durante um breve ato político, além de Gelson Alves, também falaram aos presentes Vandeir Messias, dirigente da Força Sindical, Antônio Miranda, dirigente da NCST, deputado federal Ademir Camilo, representando a UGT, e o prefeito Carlin Moura. Os discursos tiveram como tema o 1º de Maio e as ações desenvolvidas para os trabalhadores de Contagem e do Brasil.

O prefeito Carlin Moura parabenizou os trabalhadores de Contagem, uma cidade reconhecida nacionalmente como operária, ao confessar estar contente por comemorar o Dia do Trabalhador na Regional Ressaca. Carlin também agradeceu o empenho das centrais sindicais em realizar a festa e reforçou o apoio da Prefeitura de Contagem em eventos como a Festa 1º de Maio Unificado.

“Comemorar o Dia do Trabalhador é acima de tudo assumir compromisso com os trabalhadores e, por isso, estamos cumprindo nosso compromisso com a formação profissional, reabrindo todas as unidades da Funec”, frisou o prefeito. Ele também acrescentou: “Também valorizamos os trabalhadores da saúde e para isso garantimos o piso salarial nacional para os agentes comunitários da saúde e de endemia. Além disso, adotamos a jornada de 30 horas semanais para os trabalhadores do quadro administrativo da Educação”. “Mas, ainda temos muito que fazer e sabemos que é impossível governar Contagem sem contar com a ajuda dos trabalhadores”, finalizou.

Dessa forma, a gestão do PCdoB demonstra ter como prioridade os trabalhadores, apoiando a realização de eventos que tragam lazer para o povo de Contagem, ocupando os espaços públicos da cidade com eventos gratuitos, garantindo infraestrutura e segurança para os participantes.