Farc declaram otimismo com os avanços dos diálogos de paz

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) asseguraram na sexta-feira (3) que estão satisfeitas pelos avanços e passos dados no diálogo de paz com o governo do presidente Juan Manuel Santos.

Em sua declaração no encerramento do oitavo ciclo das conversas iniciadas no dia 19 de novembro em Havana, o líder da equipe guerrilheira para o diálogo, Iván Márquez, disse à imprensa que as Farc continuam cheias de otimismo.

Leia também:
Farc pedem para população defender solução política para conflito



Segundo Márquez, as partes trabalham na construção de um acordo a partir da agenda previamente pactuada, na qual destacam-se questões como o desenvolvimento agrário, a participação política, a atenção às vítimas e a solução do problema das drogas ilícitas.

O comandante guerrilheiro destacou a recente marcha de milhares de colombianos em respaldo à paz, e a realização em Bogotá de um fórum sobre participação política, do qual surgiram propostas e opiniões de diferentes setores do país sul-americano.

Tanto as Farc como o governo consideraram um avanço da mesa de diálogo o acompanhamento da sociedade colombiana ao processo, a partir de iniciativas e recomendações.

Em sua intervenção na finalização o ciclo, Márquez reiterou demandas das forças insurgentes à administração de Santos."Mais que a guerrilha imersa em um processo de paz, o que demandamos do Estado é participação política para a cidadania, democracia plena", assinalou.

O guerrilheiro chamou o governo colombiano "a pedir perdão porque suprimiu tantos seres humanos, por sua política econômica, pela fome e pelo analfabetismo".

Fonte: Prensa Latina