João Ananias destaca os 80 anos do Hospital de Messejana
O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) prestou uma homenagem ao Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, especializado em doenças do coração e pulmão, pelos 80 anos de fundação completados no último dia 1º. Conhecido como Hospital de Messejana (HM), a unidade de assistência, ensino e pesquisa é destaque nacional em transplantes das duas especialidades.
Publicado 08/05/2013 10:06 | Editado 04/03/2020 16:28
Na Tribuna Câmara, nesta terça-feira (07), João Ananias lembrou que, além dos transplantes, o HM é pioneiro em muitos procedimentos de alta complexidade como o Projeto do Coração Artificial, que tem prolongado a vida de pacientes enquanto aguardam doador de coração. “Em nome do seu diretor, Dr. Ernani Rodrigues, quero saudar a todos os servidores e trabalhadores que fazem o hospital”, ressaltou.
Discurso na íntegra
Completou 80 anos o Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, o Hospital do Coração e do Pulmão de Messejana, em Fortaleza-Ceará. Inaugurado em 1º de Maio de 1933, inicialmente de caráter privado, atendia aos pacientes portadores de tuberculose. Foi por muitos anos referência no tratamento desses pacientes, tão discriminados à época.
Hoje o "Hospital de Messejana", é uma das principais referências nas áreas da cardiologia e pneumologia do Brasil. Destaque nacional em transplantes do coração e pulmão pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo pioneiro em muitos procedimentos de alta complexidade no Norte e Nordeste brasileiro. O
Transplante de Pulmão e o Projeto Coração Artificial são exemplos a se destacar, além do grande número de transplantes cardíacos, desta grande instituição de assistência, ensino e pesquisas que tantos serviços de excelência tem prestado ao nosso povo.
Como ex-secretário de Saúde do meu Estado não poderia deixar de manifestar-me pela passagem dos 80 anos desse grande equipamento de saúde do SUS. Saudando o diretor Dr. Ernani e em seu nome parabenizar a todos os servidores e trabalhadores que fazem o Hospital Dr. Carlos Alberto Studart”.
Era só Sr Presidente.
Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)