Senado aprova elevação do 2 de julho ao calendário nacional

O Senado Federal aprovou, na última quarta-feira (8/5), o projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 61/2008), de autoria da deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), que institui o dia 2 de julho como data histórica no calendário dos principais acontecimentos do país. O 2 de julho é a data magna da Bahia e marca a independência do Brasil no estado, em 1823.

Com a aprovação no Senado, a matéria agora segue para sanção da presidenta Dilma Rousseff. A autora do projeto comemorou a decisão, que avaliou como um reconhecimento do 2 de julho como “uma data histórica e reafirmadora da independência da Bahia e do Brasil”.

“É a data da libertação da Bahia e, em definitivo do Brasil. É a data em que os baianos reverenciam seus heróis, homens e mulheres que deram exemplo de patriotismo e bravura na defesa da Pátria”, destaca Alice.

A deputada alerta que o projeto não prevê a criação de mais um feriado, mas faz “um reconhecimento histórico, justo e necessário”. Ela acredita que a aprovação contribuirá para ampliar o debate em torno do reconhecimento de outros “símbolos e patrimônios nacionais presentes na memória e na vida do povo baiano”.

Além da elevação do 2 de julho ao calendário nacional, há também uma luta pela transformação da Biblioteca Pública da Bahia e do Arquivo Público da Bahia, respectivamente, em Biblioteca Nacional da Bahia e Arquivo Público Nacional da Bahia.

Da Redação
*Colaborou Ascom/ Alice Portugal