Laos e China abraçam causa comum contra tráfico humano

O Laos e a China compartilham a causa comum de impedir o tráfico humano na fronteira entre ambos os países e já chegaram a acordos para estabelecer mecanismos de prevenção e combate.

Funcionários públicos de instituições de ambos os países se dedicaram a concluir um convênio de cooperação bilateral para enfrentar esse fenômeno com seus respectivos corpos policiais.

Mulheres laosianas são levadas por seus sequestradores à China onde frequentemente sofrem com condições desumanas de trabalho e escravidão sexual, disse a vice-chefa do Secretariado do Comitê Nacional contra o tráfico desumano, Thoummaly Vongphachanch ao concluir a reunião, em Vientiane, capital do Laos.

Por outra parte, chinesas vítimas desses traficantes são levadas ao Laos, que serve como uma escala para outros países, acrescentou a servidora pública, que defendeu a implementação de medidas conjuntas como uma necessidade prioritária compartida.

"Uma vez que o acordo entre em vigor, teremos estruturas precisas para combater melhor o problema, proteger os mais vulneráveis, levar as vítimas de volta a suas origens e as ajudar", explicou.

Ainda que em sua opinião esse tráfico não deve ser muito alto, diferente do que acontece na Tailândia, esse futuro instrumento inclui importantes medidas restritivas para evitar que aumente.

Esta é a segunda reunião bilateral deste tipo, a primeira foi na província chinesa de Yunan, realizada no ano passado.

Há poucas semanas autoridades chinesas resgataram e devolveram 15 crianças ao Vietnã, país que também enfrenta o problema de contrabando de pessoas, como o resto da Península Indochina.

Fonte: Prensa Latina