Secretária Ana Rocha lança livro em evento internacional

De 1º a 5 de maio, aconteceu em Genebra, Suíça, a 27ª edição do Salão Internacional do Livro e da Imprensa. Cerca de cem mil pessoas passaram pelo evento, visitando estandes e encontrando escritores do mundo inteiro, que estavam lá para exibir um mosaico multicultural único. A secretária especial de Políticas para Mulheres da Prefeitura do Rio, Ana Rocha, na oportunidade, lançou seu livro Trabalhadoras da FAET – Condições de trabalho e sobrecarga doméstica no estande Varal do Brasil.

Ana Rocha e Clara Machado

No ano em que o México foi o país homenageado, o Brasil também marcou presença, levando para lá, juntamente com autores portugueses, angolanos e moçambicanos, cerca de 30 autores lusófonos. Nesta caravana, estava a secretária especial de Políticas para Mulheres da Prefeitura do Rio, Ana Rocha, que, na oportunidade, lançou seu livro Trabalhadoras da FAET – Condições de trabalho e sobrecarga doméstica no estande Varal do Brasil, ao lado de outros escritores, como a psicóloga e psicodramatista Clara Machado, autora de Se a vida te der um limão… e que lança no Rio, em breve, novo livro, que trata sobre as mulheres vítimas da ditadura militar no Brasil.

No estande do Brasil também aconteceu o lançamento da terceira edição da antologia Varal do Brasil, que reúne obras de escritores nacionais, organizada pela coordenadora do Varal Jacqueline Aisenman. Outros autores brasileiros se destacaram. A jornalista e escritora carioca Jô Ramos, diretora executiva do Movimento Defesa da Mulher, lançou no salão o livro Violência Contra Mulheres. Dê um Basta! Já Tamara Ramos terá seu livro Um tango para Alice, uma obra de ficção com tintas psicanalíticas, adaptado para o cinema por uma produtora do Rio. O dia de lançamentos foi prestigiado pelo escritor Paulo Coelho, que passava no estande no momento em que Ana Rocha e Clara Machado lançavam seus livros. Na oportunidade, o escritor cumprimentou Jacqueline pela realização da antologia e do Varal do Brasil, que também foi visitado pela presidente do salão, Isabelle Falconnier. A Associação Nacional de Escritores igualmente marcou presença no estande.

Para Ana Rocha, o salão teve como destaque o Salão Africano do Livro, da Imprensa e da Cultura, dedicado às expressões culturais, ideológicas e políticas de diversos países do continente. Em sua 10ª edição, o salão, com o tema “África, centro do mundo”, recordou o centenário de nascimento do poeta Aimé Césaire – nascido na Martinica, ele foi um dos ideólogos do conceito de negritude – e os dez anos da morte do escritor costa-marfiniano Ahmadou Kourouma. Também chamou sua atenção uma programação voltada para crianças e jovens, com contação de histórias, exibição e lançamentos de histórias em quadrinhos, ilustrações e livros de imagens e diversas atividades lúdicas, como as demonstrações de experimentos científicos promovidas pela Universidade de Genebra, que também contou com estande para a divulgação de seus cursos e publicações. O salão teve ainda cobertura da Rádio Televisão Suíça, que fez transmissão permanente durante todos os dias do evento.


“Participar do salão foi muito importante no sentido de estabelecermos relacionamentos com novos interlocutores, propormos parcerias e darmos visibilidade institucional a SPM-Rio e a Prefeitura do Rio”, disse a Ana Rocha, cujo livro trata do papel da mulher na sociedade, tendo como base a sua inserção em um setor vital da economia do país, predominantemente masculino: o metalúrgico.