Rússia é contra nova resolução sobre a Síria

O Ministério das Relações Exteriores russo anunciou nesta quarta-feira (15), que Moscou é contra uma nova resolução sobre a Síria “votada às pressas” na Assembleia Geral da ONU e pediu que os países membros das Nações Unidas apoiassem o acordo entre a Rússia e os Estados Unidos para a resolução do conflito no país árabe.

A chancelaria russa criticou “um grupo de países” que, "apesar das inúmeras advertências e objeções fundamentadas de vários Estados (…), faz de tudo para que o projeto de resolução sobre a Síria seja votado pela Assembleia Geral já em 15 de maio". Moscou descartou a ideia, enfatizando que um documento do tipo seria pouco objetivo e desprezaria a realidade síria.

Além disso, a chancelaria russa instou os Estados capazes de influenciar os redatores da resolução a convencê-los a desistir do plano e, ao invés disso, apoiar o acordo russo-americano para organizar uma conferência internacional sobre o país árabe no final de maio, no marco da declaração de Genebra do ano passado.

Assim, a Rússia reafirmou seu compromisso de respeitar a integridade territorial da Síria e de se esforçar para promover o diálogo entre o governo de Bashar al-Assad e os bandos armados e mercenários instalados no país.

Com agências