Conferência Nacional das Cidades: Etapa Rio de Janeiro

As movimentações em torno da 5ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada em novembro, em Brasília, já estão acontecendo por todo país.

As etapas municipais da Conferência já estão em andamento em várias cidades do país desde o início de março, e essas Conferências Municipais continuarão sendo realizadas até o início de junho.

Conferência Nacional das Cidades

O evento representa a oportunidade de encontro de entidades da sociedade civil organizada, empresários, governo e parlamento para a discussão das questões relacionadas ao planejamento dos municípios e as propostas para os atuais desafios das cidades. A Conferência representa um espaço de democratização da cidade, com melhor ordenamento público, tendo em vista avançar no projeto de cidade, almejando um município includente e sustentável.

A partir do mês de julho até setembro acontecerão as Conferências Estaduais, que também servirão de preparação e acúmulo para a Conferência Nacional, em Novembro. Membros do Conselho Nacional de Cidades vem acompanhando as etapas municipais e estaduais.

A 5ª Conferência Municipal do Rio de Janeiro acontece neste sábado (18) e domingo (19). A reforma urbana será o tema central da Conferência Municipal da Cidade, que a Prefeitura do Rio realiza, a partir das 8h, no Clube de Engenharia, na Av. Rio Branco 124, Centro.

Organizado pela Secretaria Municipal de Habitação, o evento debaterá as políticas de incentivo à implantação da função social da propriedade, a participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano e os instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial. O encontro será aberto pelo secretário municipal de Habitação, Pierre Batista, e contará com presença de representantes públicos, entidades sindicais, organizações da sociedade civil e dos movimentos sociais.

Paulo César (PC) que é Conselheiro Nacional das Cidades e Secretário Municipal de Movimentos Sociais do PCdoB-Rio está acompanhando todo o processo e afirma: “Queremos fortalecer ao máximo essa mobilização da capital, também em função de ser a segunda maior cidade do Brasil, uma cidade complexa e com muitas questões. Essa Conferência representa um momento importante, um espaço de diálogo entre o poder publico e a sociedade civil, onde será possível propor, elaborar e encaminhar propostas para a solução de problemas da cidade do Rio”.

Segundo Paulo Cesar, o PCdoB-RJ marcará presença através do segmento dos trabalhadores, dos movimentos sociais, sociedade acadêmica, profissionais e através da nossa participação no segmento do poder público municipal.