Tornado de Oklahoma atingiu o grau máximo da escala

Equipes de resgate realizavam buscas nesta terça-feira (21) em regiões do subúrbio de Oklahoma, após a passagem na tarde de segunda (20) de um violento tornado. Pelo menos 24 pessoas morreram no local, e a previsão é que aumente o número de vítimas, segundo autoridades.

O tornado que matou 24 pessoas, feriu cerca de 240 e deixou um rasto de destruição nos arredores de Oklahoma City, Estados Unidos, foi um EF-5, nível de maior destruição na escala que classifica a intensidade da destruição destes fenómenos

Autoridades chegaram a confirmar 91 mortes, porém funcionários de Oklahoma reviram o número de mortos na cidade mais atingida, Moore, entre outros dados antes divulgados. Já foram recolhidos 24 corpos em Moore, e não 51 como anteriormente calculado, disseram as autoridades, de acordo com o jornal britânico “The Guardian”.

Casas foram destruídas, carros virados e pelo menos duras escolas foram duramente atingidas. Em algumas áreas, houve também incêndios. Mais de 120 pessoas seguem hospitalizadas, entre elas mais de 50 menores de idade.

O presidente dos EUA, Barack Obama, declarou a região de Oklahoma uma zona de desastre, o que facilita a liberação de verbas para o resgate e o auxílio às vítimas. A governadora de Oklahoma, Mary Fallin, qualificou o dia como “trágico” para o Estado. As rajadas de vento superaram os 320 quilômetros por hora a cidade de Moore, de 55 mil habitantes, durante 45 minutos.

Autoridades locais afirmam que o centro de metereologia do estado sabia da possibilidade da passagem do tornado, no entanto, os ventos tomaram uma proporção inesperada. Segundo especialistas, o fato ocorrido é de natureza rara e o principal motivo da tragédia foi a falta de aviso à população. Geralmente, os tornados no centro-sul dos EUA se dissipam em áreas rurais.

Muitos alunos estavam nas escolas regulares da região no momento da acidente, pois não havia um alerta máximo da defesa civil. Segundo informações do jornal The New York Times, devido ao grande número de feridos entre os escombros, as vítimas fatais ainda podem aumentar nas próximas horas.

Meteorologistas que trabalham na previsão de tornados afirmaram que há uma chance alta de haver novos tornados na região nesta terça-feira (21). A Casa Branca informou que Obama deve falar ainda nesta terça sobre a tragédia.

Assista reportagem da TV Euronewspt (Portugal):

Com informações do Valor e agências
Atualizada dia 22/05/2013 às 11h17