Aldo visita Campinas e ressalta benefícios dos grandes eventos

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, reafirmou nesta sexta-feira (24.05) a confiança de que o Brasil vai tirar grande proveito da realização da Copa das Confederações, da Copa 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. O ministro cumpre agenda no interior de São Paulo, com compromissos em Campinas, Limeira, São Pedro e Rio das Pedras.

Aldo em Campinas

Aldo Rebelo participou, com o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o presidente da Câmara Municipal, vereador Campos Filho, e o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, vereador Gustavo Petta, da abertura do Seminário Atualização da Legislação Esportiva do município.

Depois de ouvir agradecimentos pelo apoio que tem dado a Campinas, o ministro do Esporte disse que a cidade, uma das maiores do Brasil, tem todas as condições de ser uma das subsedes da Copa. Rebelo afirmou que a infraestrutura esportiva, a rede hoteleira e as condições econômicas da cidade a credenciam para receber delegações que participarão do torneio.

“Às vezes, quando digo que vamos realizar grandes eventos, que está tudo indo bem, dizem que sou ufanista. Não é ufanismo. É confiança na capacidade dos brasileiros de superar dificuldades. O Brasil tem obtido grande progresso: reduzimos a pobreza e alcançamos posição de destaque entre as nações em desenvolvimento. Mas ainda temos desequilíbrios. Os grandes eventos que vamos sediar nos dão oprtunidades de reduzir esses desequilíbrios e alcançar melhor nível de vida. Depois da Copa e dos Jogos Olímpicos, nossas cidades estarão inseridas nos roteiros internacionais do turismo, dos grandes congressos internacionais”, ressaltou Aldo Rebelo.

Campinas já está credenciada pela FIFA como uma das candidatas a subsede da Copa. Os estádios Brinco de Ouro da Princesa, do Guarani, e Moisés Lucarelli, da Ponte Preta, foram considerados em condições de serem centros de treinamento. O ministro do Esporte também anunciou uma parceria com a prefeitura de Campinas para recuperar as praças esportivas da cidade.


Em Limeira, ministro fala a professores e alunos de ciências do esporte

Limeira

À tarde, em Limeira, Aldo Rebelo, falou aos professores e alunos dos cursos de ciência do esporte da Unicamp, ao lado do prefeito da cidade, Paulo Hadich, do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor João Frederico Meyer e do secretario de Esportes do município, José Luiz Rodrigues.

Ele lembrou que o Brasil vai ser, cada vez mais, destino de grandes competições esportivas e que isso vai gerar boas oportunidades de aperfeiçoamento para os profissionais e os clubes. "Nossa fisioterapia é reconhecida fora do Brasil. Muitos atletas vêm se tratar aqui. Então temos que aproveitar as oportunidades de aperfeiçoamento onde já temos excelência e de melhoria onde ainda temos problemas," disse o ministro.

O ministro visitou o Limeirão, estádio da Inter de Limeira, que será reformado. Em 2012, o Ministério do Esporte destinou R$ 1,6 milhão para modernização da infraestrutura para o esporte educacional, recreativo e de lazer na cidade, que tem 10 atletas contemplados com a Bolsa-Atleta, entre os quais se destaca Natália de Lucca, na modalidade internacional, recordista dos 200 metros costas.

Fonte: Ascom Ministério dos Esportes