Universidades venezuelanas debaterão questão da violência no país

Representantes de 35 universidades venezuelanas participarão do 1º Congresso pela Paz, previsto para ser realizado em agosto na Cidade de Caracas. O evento tem como objetivo se incorporar ao Movimento pela Paz e Vida, realizado no território nacional para combater a violência. As demais 21 universidades do país, autônomas e privadas, também foram convidadas.

"Há 79 municípios no país onde a violência é um dos problemas fundamentais. Estamos trabalhando a ideia de que nestes municípios, através do serviço comunitário, os universitários possam se incorporar para combater as causas da delinquência e da desigualdade social", destacou o presidente da Associação de Reitores Bolivarianos (Arbol), William Vanegas.

Leia também:
Venezuela e Bolívia planejam criar rede de rádios da Alba
 

O Movimento pela Paz e a Vida foi criado pelo Executivo e soma forças entre o Estado e a comunidade para acabar com a cultura da violência no território. Suas principais ações se dirigem aos adolescentes, por serem estes os que estão mais vulneráveis.

"Os universitários se unirão com muito otimismo, para contribuir pela via do diálogo, da paz e da democracia como os venezuelanos resolvam seus problemas".

Após este primeiro congresso será realizado um nacional, no que participarão os universitários com visões e propostas, de como incorporar seus estudos a estes projetos.

Com informações da AVN