Em programa de rádio, Wagner destaca ações de combate à seca
O governador Jaques Wagner garantiu, durante o programa de rádio Conversa com o Governador, desta terça-feira (28/5), que está fortalecendo as ações de combate à seca, principalmente nos municípios do semiárido baiano. Fazem parte das medidas, novos sistemas de abastecimento de água, construção de poços artesianos, liberação de crédito e entrega de equipamento para atender os produtores rurais.
Publicado 28/05/2013 12:25 | Editado 04/03/2020 16:16
Essa semana, o Governo da Bahia entregou a 100 prefeituras retroescavadeiras e motoniveladoras, destinadas, sobretudo, à população da zona rural. Além disso, foram enviadas aos produtores rurais mais 20 mil toneladas de milho – de um total de 80 mil previstas.
“[O milho é] para ajudar aos nossos criadores a terem condição de alimentar o seu rebanho de tal forma que não o percam, apesar reconhecer que em função dessa estiagem já perdemos muito”, disse o governador.
O governo baiano está distribuindo, também, mais de 135 mil cestas e vale-alimentos, mil toneladas de leite em pó e suco de laranja, para os moradores das cidades atingidas pela seca. “É um conjunto de ações emergenciais e estruturantes para dar melhores condições de vida ao nosso povo do semiárido, que sofre e sofreu muito com essa estiagem”.
Sobre a falta de água, Wagner ressaltou a implantação de um sistema de abastecimento que conta com a distribuição de carros-pipa e abertura de poços artesianos, nos municípios mais afetados.
Ele lembrou, ainda, dos benefícios que a população das cidades atingidas tem direito, como do crédito emergencial do Banco do Nordeste e o adiamento do pagamento das dívidas dos agricultores. A Bolsa Estiagem e o Garantia Safra, segundo ele, estão sendo ampliados para fortalecer, ainda mais, o combate aos efeitos da estiagem, uma das mais severas dos últimos 50 anos.
Da Redação.