Campinas sedia final de Campeonato Mundial de Vôlei de Praia
As dez melhores duplas de vôlei de praia da atualidade estão em Campinas para se enfrentar na World Cup Final. Elas representam seus países na etapa decisiva da Continental Cup. O torneio reúne cinco duplas masculinas e femininas de cada um dos cinco continentes e as cinco melhores duplas da Olímpiada de Londres (2012). Os jogos serão disputados em duas quadras instaladas no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) de quarta-feira (29/05) a domingo (01/06).
Publicado 29/05/2013 09:17 | Editado 04/03/2020 17:16

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Oldemar Elias, o Professor Campos, afirma que as conversas para trazer o evento para o município começaram em janeiro. “O evento é muito importante e será mais uma vitrine a expor Campinas no cenário esportivo mundial”, afirma.
Ele revela que a secretaria está negociando com a Confederação Brasileira de Voleibol a construção de um centro permanente para treinamento e competições de vôlei de praia.
Uma das jogadoras, a californiana April Ross, considera que o nível da competição está bem alto e com duplas muito fortes. “Esperamos fazer grandes jogos no Brasil”, afirma. Ross não reclama do tempo chuvoso, “vôlei de praia é assim, já jogamos na chuva e estamos preparadas, mas preferimos que o tempo melhor por causa do público”.
Alison e Emanuel representam o Brasil na final. Atual vice-campeã brasileira, a dupla chega a Campinas com o objetivo de fazer o melhor pelo País. “Estamos evoluindo como time e preparados para a final, porque quando você representa o Brasil sabe que a concorrência é sempre muito forte” afirma Alison.
Emanuel também está pronto para a decisão. “Estamos em ritmo de competição, um momento em que a gente já está mais solto devido à sequencia de trabalho”. Embora respeitem os representantes de todos os países, os dois atletas apontam as duplas masculinas dos Estados Unidos e da Letônia como os grandes desafios na competição.
Professor Campos destaca outra questão importante que é o fato de o município não ter nenhum custo com a competição e ainda arrecadar com as taxas para uso do solo público. Ele adianta que em outubro ou novembro, a cidade deve sediar jogos do brasileiro sub-20 de vôlei.
A Continental Cup foi criada em 2010 pela Federação Internacional de Voleibol e foi uma das formas de selecionar os países que disputaram as Olimpíadas de Londres. A final, no Brasil, é organizada pela CBV, em parceria com a prefeitura, através da secretaria de Esportes e Lazer e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo.
As duplas estão divididas em dois grupos. As duas melhores da cada grupo disputam as semifinais. Os jogos da etapa classificatória começam às 9 horas. As semifinais femininas serão disputadas na sexta-feira, a partir das 15h e as finais no sábado, às 10h30. As semifinais masculinas serão disputadas no sábado, a partir das 11h30 e as finais no domingo às 9h30. As duas duplas campeãs, masculina e feminina, recebem prêmios em dinheiro de US$ 150 mil.
MASCULINO – Grupo A: Brasil (Alison-Emanuel), Letônia (Plavins-Smedins), Suíça (Chevallier-Gabathuler), Venezuela (Jackson-Leon) e Japão (Aoki-Ogawa). Grupo B: Canadá (Saxton-Schalk), Alemanha (Erdmann-Matysik), Noruega (Eithun-Horrem), África do Sul (Williamns-Fredericks) e Estados Unidos (Gibb-Patterson).
FEMININO – Grupo A: Brasil (Maria Elisa-Talita), Alemanha (Holtwick-Semmler), República Checa (Kolocova-Slukova), Canadá (Bansley-Maloney) e Ilhas Maurício (Seerungen-Bauda). Grupo B: Argentina (Gallay-Zonta), Austrália (Bawden-Clancy), Estados Unidos (Ross-Kessy) e Rússia (Ukolova-Komyakova).
De Campinas, Agildo Nogueira Junior