Irã e latino-americanos abordam relações bilaterais e crise síria

Durante uma reunião nesta terça-feira (28) com os vice-ministros de Relações Exteriores do Equador, Ángel Enrique Arias, da Bolívia, Juan Carlos Alurralde Tejada, e o venezuelano David Velásquez, o chanceler do Irã Ali Akbar Salehi disse ser importante a posição da América Latina e a forte presença dos países latino-americanos nos assuntos internacionais. O ministro expressou a sua esperança de que a América Latina desempenhe um papel responsável com respeito à crise na Síria.

Vice-ministro boliviano e chanceler iraniano - HispanTV

Salehi considerou o caso sírio um tema fundamental no âmbito internacional e advertiu que “se a crise síria não for tratada cuidadosamente, suas consequências poderiam afetar negativamente a comunidade internacional”.

O vice-chanceler equatoriano, à sua vez, pediu um enfoque racional e justo de outros países para solucionar o caso sírio e reiterou a vontade do seu país em reestabelecer a calma e a estabilidade, através do diálogo, ao país árabe.

Além do caso sírio, ambas as autoridades abordaram o desenvolvimento das relações bilaterais e os últimos acontecimentos regionais e internacionais.

O chanceler iraniano qualificou de amistosas as relações políticas entre Teerã e Quito e expressou esperança de que se desenvolvam ainda mais os vínculos bilaterais em todos os âmbitos, entre eles econômico e cultural.

Ao recordar as capacidades da República Islâmica do Irã nos terrenos econômicos e industriais o chefe da diplomacia persa expressou a disposição do seu país em oferecer as suas experiências a Equador. Igualmente, apreciou a postura do país em apoiar ao Irã nas organizações e comunidades internacionais.

Ángel Enrique Arias, além de expressar a sua satisfação pelas relações amistosas entre os dois Estados e a destacada situação do Irã na política exterior do seu país, insistiu em ressaltar: “nós não permitimos que nenhum terceiro país dite a nossa política exterior, incluindo a regulação do tipo e a qualidade das nossas relaciones com o Irã”.

Igualmente, expressou o interesse do seu país em aproveitar as experiências do país persa nos campos científicos e industriais.

Velásquez, da Venezuela, à sua vez, mostrou satisfação por estar em Teerã e agradeceu as autoridades iranianas pela solidariedade com o Governo e com o povo venezuelano.

Do mesmo modo, o representante boliviano, Alurralde, ressaltou que seu país deve conhecer as capacidades do vasto país islâmico, e insistiu na importância de uma maior colaboração bilateral. Seu país busca desenvolver cooperações sobretudo no campo agrário, da saúde e no setor comercial.

Os representantes latino-americanos viajaram a Teerã, capital iraniana, para participar da Conferência Internacional dos “Amigos da Síria”, que se celebra nesta quarta-feira (29), com o objetivo de encontrar uma solução política para a crise no país árabe, iniciada em meados de março de 2011.

Fonte: HispanTV
Tradução da redação do Vermelho