Malásia: João Ananias fala sobre papel fiscalizador do parlamento

O financiamento da saúde, acompanhar as políticas públicas e fiscalizar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no que se refere à redução dos índices de mortalidade materna e infantil. O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) elencou essas três ações do parlamento e seu papel fiscalizador do Executivo, tema de sua palestra na 3ª Conferência Mundial Women Deliver, que prossegue até a próxima quinta-feira (30), no Centro de Convenções de Kuala Lumpur, na Malásia.

João Ananias destacou as providências adotadas pelo parlamento brasileiro como a criação da subcomissão especial para tratar do fortalecimento das informações , prestação de contas sobre a saúde da mulher e das crianças com foco na redução da morbimortalidade materna e infantil. Outra ação definida pela subcomissão foi a realização de encontros nos municípios e estados para debater o tema.

As principais causas de óbitos maternos são hipertensão arterial, hemorragias, complicações decorrentes de abortos, infecções. João Ananias ressaltou que 95% desses problemas podem ser evitados. João Ananias participa da 3ª Conferência Mundial Women Deliver como convidado do Fórum Parlamentar: Êxitos, Desafios e Obstáculos para Avançar pela Saúde e os Direitos das Mulheres e das Meninas.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)