Opep: Reunião de produtores de petróleo acontece nesta sexta

O ministro persa do Petróleo Rostam Qasemi afirmou nesta quinta-feira (30) que a República Islâmica do Irã sempre esteve a favor do equilíbrio nos mercados mundiais de petróleo. Ao chegar em Viena, capital da Áustria, para assistir à 163ª reunião da Organização de Países Exportadores de Petróleo, (Opep), o ministro recordou que a agenda a tratar nesta sexta-feira (31) é um estudo do mercado mundial de petróleo.

Qasemi afirmou que a agenda inclui “o estudo da demanda e a oferta atual do petróleo nos mercados mundiais, assim como a avaliação dos informes econômicos da secretaria da Opep”, e que durante a reunião, “o Irã proporá reduzir o nível de produção”.

Em alusão ao fim do mandato do secretário-geral da Opep, Abdullah Salem al-Badri, e à decisão dos membros desta entidade para ampliá-lo por mais um ano, o ministro persa do Petróleo informou que os membros desta organização, durante o seu encontro, decidirão os novos critérios para avaliar os candidatos à Secretaria Geral.

A 163ª reunião da Opep é celebrada nesta sexta-feira (31), na sede permanente desta organização, em Viena.

A Opep é uma organização intergovenamental integrada por 12 países produtores de petróleo: Argélia, Angola, Equador, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Venezuela.

Fonte: HispanTV
Tradução da redação do Vermelho