Barracas do Arraial da Praça Maria Aragão começam a ser montadas

 

São João
A dez dias da abertura oficial da Temporada Junina em São Luís, já começa a ganhar forma a estrutura do Arraial da Praça Maria Aragão. Desde domingo (02), operários trabalham em ritmo acelerado para garantir a montagem das barracas e tablado das apresentações.

Ao todo 24 barracas serão montadas para proporcionar mais conforto aos 12 mil visitantes esperados por noite. Serão 18 barracas para a comercialização de bebidas e comidas típicas; uma para o Espaço do Artesanato, contemplando cerca de 20 artesãos; uma para o Barracão do Forró, com capacidade para 300 pessoas; três espaços institucionais para a prestação de serviços; e, um Espaço do Turista, com capacidade para 100 pessoas.

No centro do Arraial, o tablado montado com as dimensões 20 x 16 cm e 1,20 cm de altura permitirá que as apresentações artísticas sejam vistas de qualquer ponto da Praça. O palco principal (concha acústica da Praça), com mais de 400 m², receberá uma megaestrutura de som e iluminação para abrilhantar ainda mais os shows musicais.

A empresa Conserve Construções e Serviços Ltda. é a responsável pela montagem da estrutura do Arraial e obedece aos requisitos estabelecidos no processo licitatório de garantir aos operários todas as condições de trabalho necessárias para a plena execução da obra.

Além disso, há também, por parte da organização, a preocupação em obedecer aos padrões exigidos pelo Corpo de Bombeiros, como a distância mínima entre as barracas e as saídas de emergências. “Estamos adotando todas as precauções junto à empresa para que não sejam infringidas as leis trabalhistas e as normas da ABNT”, garante o arquiteto da Func, Agnaldo Rego.

A previsão é que até o dia 11 de junho o Arraial seja entregue à Func para a instalação da decoração e plotagens com a campanha publicitária deste ano.

FESTANÇA DE TODAS AS CORES

Com o tema “São João de São Luís – Festança de todas as cores”, a temporada junina na Praça Maria Aragão terá início no dia 13 de junho e contará com uma programação diversificada, funcionando das 18h às 00h, de domingo a quinta-feira, e das 18h às 01h, sexta-feira e sábado.

Além deste, obedecendo à política de descentralização adotada pela gestão municipal, a Prefeitura apoiará diversos festejos juninos pela cidade, estimulando a organização e a participação das comunidades. Enquanto nos anos anteriores eram realizados 30 dias de festa somente na Praça Maria Aragão, este ano os bairros Cohab/ Cohatrac também recebem um Arraial oficial da Prefeitura, acontecendo de 17 a 30, no Largo da Feirinha Livre, na Cohab.

Neste mesmo período, acontecem 51 arraiais apoiados e distribuídos nas 15 microrregionais, atendendo, assim, a população de quase todos os bairros e estimulando a circulação de grupos e artistas nos diversos eventos espalhado pela cidade.

Fonte: Prefeitura de São Luís