Baianas de acarajé confirmadas na Fonte Nova durante os jogos
Na manhã desta sexta-feira (07/06), a imprensa baiana conheceu o projeto de comercialização do acarajé e outros quitutes baianos, além da maquete virtual dos quiosques de venda durante a Copa das Confederações. As apresentações foram feitas durante uma coletiva, que aconteceu no Hotel Portobello, em Salvador.
Publicado 07/06/2013 20:13 | Editado 04/03/2020 16:16
O evento contou com a participação dos secretários Estadual da Copa (Secopa), Ney Campello, e do Escritório Municipal da Copa, Isaac Edington, da presidenta da Associação das Baianas de Acarajé e Mingau (ABAM), Rita Santos, da gerente de Marketing da Coca-Cola, Dirlene Barros, do diretor de Marketing e Negócios da Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), Lino Cardoso, entre outros.
O projeto, patrocinado pela Coca-Cola, será composto por dois quiosques de 50 m² e 25 m², comportando, respectivamente, quatro e dois tabuleiros. No total, serão 31 profissionais atuando no espaço. Os quiosques já estão sendo produzidos e serão inaugurados na primeira partida da Copa das Confederações 2013, na Arena Fonte Nova, no dia 20 de junho.
Ney Campello, que sempre lutou para garantir a presença do quitute baiano na Copa das Confederações e na Copa do Mundo, ressaltou o sucesso do projeto, que contou com a participação de vários órgãos estaduais e municipais.
A iniciativa vai garantir a presença das baianas de acarajé nos três dias de jogos da Arena Fonte Nova, durante a Copa das Confederações. Elas estarão localizadas no comercial display, na parte Leste da Arena, e poderão vender seus famosos quitutes. Os preços irão variar de R$ 5,00 a R$ 8,00. O consórcio responsável pela gestão da Arena, já sinalizou que há pretensão de manter as baianas no local, mesmo depois da realização dos megaeventos.
Em relação à qualificação, um curso de capacitação de baianas para os megaeventos esportivos, promovido pela Secopa e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (Sebrae-BA), teve sua primeira turma concluída em 2012.
Entretanto, o secretário Ney Campello destacou que mais uma qualificação será realizada para as profissionais que atuarão na Arena. O curso será promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da Bahia (Senac-BA), com apoio da Aramark, concessionária oficial para a Copa das Confederações e para a Copa 2014, e terá 20h de carga horária, com atividades teóricas e práticas.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Secopa