Fortaleza: Vereadores discutirão erradicação do trabalho infantil

Pensando em debater a necessidade de erradicar o trabalho infantil dos quadros sociais de Fortaleza e juntar forças no combate a essa prática, o vereador Evaldo Lima (PCdoB), vai presidir a audiência pública sobre a Semana Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, que ocorre nesta terça-feira (11), no Auditório Ademar Arruda.

“O trabalho infantil é uma das principais preocupações dos gestores e militantes da educação. Essa lógica de antecipar e saltar fases da vida das crianças muito prejudica na formação dos nossos cidadãos”, disse Evaldo.

Segundo dados no Ministério Público do Trabalho do Ceará, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) possui o maior número de crianças no trabalho infantil doméstico do estado. O levantamento leva em consideração os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em setembro de 2012.

“Segundo a PNAD, são 6.050 crianças e adolescentes de 10 a 17 anos trabalhando em domicílios na Região Metropolitana de Fortaleza. Essa é a região que mais possui trabalhadores infantis nesta condição”, afirmou. Segundo o estudo, Fortaleza fica abaixo apenas da região metropolitana de Belém, onde o trabalho infantil doméstico chega a 16,28%, enquanto na capital cearense é de 14,73%.

As regiões metropolitanas consideradas na pesquisa foram: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Dia Nacional do Combate Infantil

Marcado para o dia 12 de junho, o Dia Nacional do Combate Infantil está incluso no cenário de diversas ações da Semana de Erradicação do Trabalho Infantil, que ocorre em todo país. Em Fortaleza, a iniciativa do vereador Evaldo Lima mostra sintonia e alinhamento com o combate. “A nossa audiência é de suma importância para somar a essa Campanha Nacional que tem no dia 12 de Junho a data oficial para o combate ao trabalho infantil”, conclui o vereador.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)