Audiência pública discute combate à violência contra o Idoso

Atendendo requerimento do vereador do PCdoB, Evaldo Lima, a Câmara Municipal de Fortaleza discutiu na tarde desta quinta-feira (13), no Auditório Vereador Ademar Arruda, o Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Em sintonia com as demandas da sociedade, Evaldo destacou a importância “da formação de uma consciência política e sócio-humanitária de respeito aos direitos humanos”.

Na abertura do debate, o líder do governo na Câmara reforçou a importância de combater a violência com o peso da educação. “É preciso fazer um contraponto ao preconceito, ao desrespeito e à cotidiana agressividade contra a pessoa idosa, que se expressa por meio de palavras pronunciadas em filas de bancos, nos terminais de ônibus, no trânsito e nas relações humanas mais simples e mais básicas da intimidade doméstica”, disse.

O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) também participou do encontro e destacou a necessidade de mudar o pensamento social. “A nossa sociedade substituiu a pessoa pela mercadoria. É essa sociedade que nos levou a esse estágio de violência que nós temos que eliminar. Precisamos ter uma postura mais ativa e mais contundente por uma cultura de paz”, defendeu.

O titular da Coordenadoria do Idoso, Sérgio Gomes, reafirmou o compromisso do prefeito Roberto Cláudio com os idosos fortalezenses. “Estamos preparando uma serie de ações focadas na melhoria da qualidade de vida, na ressocialização, reengajamento na sociedade, redução da automedicação e a requalificação para reinserção no mercado de trabalho”, informou.

A audiência pública contou ainda com a presença do Secretário Executivo de Cidadania e Direitos Humanos, Hebert Lobo; do Presidente do Conselho Estadual do Idoso, Evaldo Monteiro; da Promotora do Idoso no Ministério Público, Edna Mata e da Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Fortaleza, Larissa Gaspar.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)