Congresso da CTB-BA homenageia Dynéas Aguiar

A abertura do 3º Congresso da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Bahia – Seção Bahia (CTB-BA), nesta sexta-feira (14/6), homenageou o dirigente histórico do PCdoB, Dynéas Aguiar, morto na última quinta-feira (13). Militante do partido, Dynéas também foi dirigente sindical.

No encontro, que é uma prévia do Congresso Nacional, que acontece em agosto, estão reunidos mais de 700 delegados e delegadas dos sindicatos classistas do estado. Entre eles, também estavam militantes do PCdoB-BA, representados pelo presidente, Daniel Almeida, e pelo membro do Comitê Central, Péricles de Souza.

“Estamos muito tristes com a perda. Dynéas faz uma falta muito grande. Ele foi uma pessoa muito importante para o partido. Com a Bahia, tem relações estreitas, quando ele foi responsável pela formação”, afirmou Péricles.

Sobre a homenagem, Péricles defendeu que é mais que justa e lembrou da atuação de Dynéas em sindicatos da Construção Civil. “Ele foi sindicalista na década de 60, em Brasília, antes de participar da luta contra golpe [militar], ao lado do partido, onde sempre esteve”.

Dynéas Aguiar morreu aos 81 anos, de miastenia, um distúrbio neuromuscular que foi agravado por uma pneumonia contraída nos últimos dias. Das oito décadas de vida, seis foram dedicadas à luta.

O 3º Congresso da CTB-BA acontece até sábado (15), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

De Salvador,
Erikson Walla