Equador e Reino Unido criarão comissão para caso Assange

Os ministros das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, e do Reino Unido, William Hague, criarão um grupo de trabalho para buscar uma saída diplomática para o caso do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, refugiado há um ano na embaixada equatoriana em Londres.

Nesta segunda-feira (17), Hague e Patiño “tiveram uma reunião bilateral de 45 minutos” e “acordaram formar um grupo de trabalho para encontrar uma solução diplomática para o caso de de Assange, mas não conseguiram nenhum avanço concreto”, indicou um comunicado do ministério de Relações Exteriores da Grã Bretaña.

Leia também:
Equador manterá asilo a Assange e reitera pedido de salvo-conduto

O ministro equatoriano afirmou que Assange está pronto para “ficar mais cinco na nossa embaixada”, Os ministros afirmaram que manterão abertos os canais de comunicação, mas não conseguiram nenhum avanço sobre a situação de Julian Assange.

Em 2012, o Equador concedeu asilo político a Assange, mas o Reino Unido não deu salvo-conduto para que ele deixe a embaixada equatoriana. Sem o documento britânico, o fundador do WikiLeaks fica impedido de deixar a representação diplomática sob o risco de ser preso e até extraditado.

Ele pediu asilo para impedir sua extradição, porque é acusado de crime sexual. Nos Estados Unidos, ele pode responder por crimes de espionagem, fraude e abuso no uso de computadores.

Com Agências