Talibã afegão abre escritório de negociações em Doha
Um porta-voz do Talibã do Afeganistão confirmou na terça-feira (18) à imprensa que a organização abriu em Doha, capital do Catar, um escritório para tratar de negociar pacificamente a situação em seu país. Esta decisão foi recebida positivamente pela comunidade internacional.
Publicado 19/06/2013 12:56
A declaração do Talibã indica que o objetivo do estabelecimento do escritório é comunicar com a ONU e outras organizações não-governamentais e a porta de negociações com os afegãos também está aberta.
Um funcionário norte-americano disse no mesmo dia que os Estados Unidos vão enviar já no dia 20 representantes para negociar com o Talibã em Doha.
O presidente afegão, Hamid Karzai, disse também no dia 18 que seu governo criou um grupo que irá a Doha para realizar negociações com os representantes do Talibã.
Porém, o governo do Afeganistão declarou neta quarta (19) que parou as negociações com os Estados Unidos sobre o acordo bilateral de segurança em resposta ao possível contato direto entre o governo norte-americano e o Talibã.
A porta-voz da chancelaria chinesa, Hua Chunying, afirmou nesta quarta em Pequim que a China saúda o avanço do processo da conciliação nacional do Afeganistão e sustenta que a comunidade internacional deve esforçar-se de forma a que o país seja administrado pelos próprios afegãos.
Fonte: Rádio Internacional da China