Baianos lotam locais públicos de exibição dos jogos na fina

A final da Copa das Confederações 2013, realizada no último domingo (30/6), reuniu mais de cinco mil pessoas nos locais de exibição dos jogos montados pela Secretaria Estadual da Copa (Secopa), em Salvador. De verde e amarelo, os baianos lotaram a Avenida Beira Mar (Ribeira) e o Campo da Pronaica (Cajazeiras X) para acompanhar os dois últimos jogos e torcer pelo Brasil.

A festa nos dois bairros começou às 13h, quando o terceiro lugar estava sendo disputado na capital baiana, em um confronto entre Itália e Uruguai, na Arena Fonte Nova. Após a vitória italiana, shows de pagode e forró animaram a tarde dos presentes.

Às 19h, a festa foi interrompida para a transmissão da partida mais esperada, a final entre o Brasil e a Espanha. Com a vitória verde e amarela, o baiano comemorou ao som de mais forró e pagode, com Quininho de Valente (Ribeira) e Patrulha do Samba (Cajazeiras X).

Além dos telões para exibição dos jogos e palcos para as atrações artísticas, a estrutura montada é composta, ainda, de bares, lanchonetes e banheiros. A ação é promovida pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secopa, com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador e patrocínio da Coca-Cola.

A exibição pública dos jogos acontece desde o início da Copa das Confederações e tem por objetivo democratizar e proporcionar ao torcedor baiano acesso ao megaevento esportivo da FIFA.

O Secretário Estadual da Copa, Ney Campello, afirmou que, devido ao sucesso das exibições públicas em Salvador, durante a Copa das Confederações FIFA 2013, o Governo do Estado pretende realizar em 2014 exibições públicas em outros municípios baianos, dentro da política do Programa de Interiorização da Copa.

Da Redação
*Colaborou Ascom/Secopa