Farc: Reunião com ELN é motivo de satisfação para quem quer paz

A delegação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) na mesa de diálogos com o governo afirmou nesta terça-feira (2) estar satisfeita pela reunião com o Exército de Libertação Nacional (ELN) e o interesse desta guerrilha em participar do processo de paz.

Pablo Catatumbo - Delegação de Paz das Farc

O guerrilheiro das Farc, Pablo Catatumbo declarou que a insurgência “compartilha a alegria de todos os revolucionários” com o comunicado conjunto com o ELN realizado na véspera.  
Leia também: 
Farc e ELN pedem união do povo pela paz com justiça social

Os líderes máximos das Farc, Timoléon Jiménez, e do ELN, Nicolás Rodríguez, anunciaram na véspera em um comunicado conjunto a realização da reunião “em algum lugar das montanhas da Colômbia”.

Segundo o documento, ambas organizações coincidiram na importância de “trabalhar pela unidade de todas as forças políticas e sociais empenhadas na realização de mudanças profundas na sociedade”.

Eles destacaram a importância que a paz com dignidade e justiça social tem para o país e a região, destacaram ainda que para ter uma solução politica para o conflito é necessário iniciar diálogos com toda a insurgência colombiana.

Para Catatumbo, com este encontro as Farc e o ELN deixam para trás os “dolorosos mal-entendidos que tentaram gerar divisão no caminho dos revolucionários” e afirmaram que as guerrilhas estão mais unidas do que nunca. 

O líder insurgente agregou que a reunião é “um chamado para a unidade ampla de todas as organizações sociais e políticas na luta por uma democracia verdadeira” e ratificou o compromisso com a luta e todas as iniciativas populares que sobre o tema. 

“É motivo de satisfação para todos os que desejamos a paz no país”, disse Catatumbo do Palácio de Convenções em Havana – sede permanente dos diálogos.

No fim de maio, as delegações das Farc e do governo chegaram a um primeiro acordo sobre a questão agrária. Neste momento as discussões giram em torno a participação política, segundo ponto da agenda do processo de paz.

Fonte: Prensa Latina