Síria luta contra terrorismo internacional e intervenção regional

O presidente do parlamento sírio, Mohamad Yihad al-Laham, afirmou que o país está decidido a destruir os planos do regime israelense que buscam prejudicar a soberania e a unidade do seu país. Durante a reunião desta terça-feira (2) com o membro da Assembleia Nacional da Venezuela, Saúl Ortega, Al-Laham disse ser importante que os dois países unifiquem posturas para fazer frente ao terrorismo internacional e apoiar a resistência do povo sírio contra as tentativas de desestabilização da Síria.

Base israelense fronteira Síria - HispanTV

O regime de Israel pretende estabelecer novas bases militares nas fronteiras dos territórios ocupados com a Síria, segundo o Centro de Informação Palestino. O exército israelense anunciou que reconstruirá as antigas instalações militares dedicadas ao treinamento de soldados.

Desde o início dos distúrbios na Síria, em março de 2011, o regime israelense apoiou em várias ocasiões aos terroristas que lutam contra o governo de Damasco, e agora se prepara para ocupar militarmente a região da zona mantida desmilitarizada pela ONU desde a década de 1970.

Leia também:
Conselho de Segurança amplia e estende missão da ONU no Golã
Israel e Síria: Disparos elevam crise nas Colinas de Golã

Entretanto, o exército sírio conseguiu infringir grandes perdas aos grupos armados que atuam na cidade ocidental de Homs, nesta terça-feira (3), de acordo com a televisão estatal, o que forma parte de uma série de vitórias no avanço das forças oficiais contra o controle de regiões importantes por parte dos rebeldes.

Al-Laham destacou a importância de transmitir ao povo venezuelano uma imagem transparente do que está acontecendo na Síria, referindo-se aos atos terroristas perpetrados por grupos opositores armados contra o governo sírio desde o exterior.

Da sua parte, Ortega assegurou que a vitória da Síria é uma questão muito importante para a Venezuela, reiterando que seu país fará tudo o que puder para apoiá-la nas instâncias internacionais e garantir a sua soberania.

O funcionário venezuelano também se reuniu com o vice-ministro sírio de Assuntos Exteriores, Faisal Meqdad, quando elogiou a resistência da Síria ante as pressões e expressou a sua crença na vitória do país árabe contra as conspirações planejadas pelos Estados Unidos e o regime israelense vizinho.

Meqdad agradeceu a postura adotada pela Venezuela a respeito do caso sírio e seu respaldo ao povo durante os duros momentos, além de reafirmar que Damasco continuará lutando contra o terrorismo.

Além de fazer frente aos grupos armados que dominaram regiões estratégicas do país por algum tempo, o governo sírio do presidente Bashar Al-Assad é alvo da intervenção direta de alguns países ocidentais e regionais, que dão apoio financeiro e bélico aos grupos que atuam no país, muitos dos quais mercenários estrangeiros ou autores de atos de terrorismo.

Também a postura agressiva de Israel, que já conduziu ataques à Síria e cuja fronteira com o país árabe é conturbada pela presença militar israelense e de grupos armados mobilizados pela região.

Com HispanTV