Caixa Cultural Fortaleza promove o concerto Elomar: cancioneiro

 

O show Elomar: cancioneiro acontece na Caixa Cultural de Fortaleza nos dias 05, 06 e 07 de julho. O projeto foi concebido a partir do trabalho de transcrição e publicação de partituras do compositor baiano Elomar Figueira Mello. Este trabalho reúne 49 obras do compositor, um caderno de letras e notas de edição, além de livro sobre o artista e seu universo sonoro, de autoria do jornalista João Paulo Cunha. Já tendo diversas gravações em discos, Elomar Figueira Mello tem se apresentado desde 1975 por todo o território nacional, ao menestrel, acompanhado por orquestras, quintetos, quartetos e outras formações sinfônicas e de câmera em várias cidades brasileiras.

Segundo o jornalista mineiro João Paulo Cunha, responsável pela compilação da obra do artista baiano, na obra de Elomar não se percebe um artista erudito que trabalha temas populares, muito menos um compositor popular que recheia suas inspirações com artifícios composicionais e poéticos da tradição culta. Seu trabalho tem uma natureza híbrida quanto aos qualitativos erudito e popular, conservando sempre um grau de elaboração, porém, sem perder a simplicidade que possibilita um diálogo direto com o público.

Repertório
Compõem o repertório de partituras as peças consideradas de caráter cancioneiro. A particularidade de uma obra e a história de vida de um homem que dá origem a um trabalho considerado importante patrimônio imaterial do país, desperta teses de mestrado e doutorado nas mais importantes universidades brasileiras e de outros países. “Para um artista consciente de seu trabalho e sempre preocupado com o registro de suas obras, se tornava no mínimo preocupante que o destino de sua criação ficasse assim a dever à boa vontade dos pesquisadores e músicos que viessem a ouvir seus discos. Era urgente colocar no papel, dar essa imponderável eternidade à obra.”, esclarece João Paulo Cunha.

Foram cerca de dois anos de intenso trabalho e dedicação da equipe de músicos que atuou na transcrição das 49 canções, cuja dimensão da tarefa, seja pela amplitude ou pela complexidade, exigiu engenho de especialistas dedicados, dotados de grande conhecimento técnico, sensibilidade e até mesmo capacidade de invenção para traduzir em linguagem culta uma música que muitas vezes vai além das convenções conhecidas, sem perder o horizonte do respeito à obra.

As canções foram transcritas pelos músicos Maurício Ribeiro, Hudson Lacerda, Avelar Júnior e Kristoff Silva, sob a direção artística e coordenação musical de Letícia Bertelli e supervisão geral a cargo do próprio Elomar.

Elomar: cancioneiro
Concertos dias 5, 6 e 7 de abril
05/06 e 06/06, às 20hs.
07/06 às 19hs
Caixa Cultural Fortaleza
Informações: (85) 3453-2770

Com informações da assessoria de imprensa da Caixa Cultural Fortaleza