Deputados defendem os direitos da Argentina sobre as Malvinas

O líder do PCdoB na Assembleia, deputado Raul Carrion, entregou ontem um documento abaixo-assinado Pelo Respeito aos Legítimos Direitos da Argentina sobre as Ilhas Malvinas ao cônsul-geral da Argentina no RS, Julio Alberto Olleta. Dezesseis parlamentares gaúchos representantes de seis partidos subscrevem o documento.

malvinas1 - divulgação

Carrion realizou em 10 de junho uma audiência pública na Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa para debater a soberania da Argentina em relação às Ilhas Malvinas. A discussão foi realizada no Memorial do Legislativo. Participaram o embaixador Paulo Antônio Pereira Pinto, Chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Estado do RS, o cônsul argentino Julio Olleta, o cônsul-geral do Chile em Porto Alegre, William Patrickson, o conselheiro Marcelo Balbi Calvo, representante da Direção Geral de Malvinas e Atlântico Sul da Chancelaria Argentina, o professor da Ufrgs e da FEE, Luiz Augusto Estrella Faria.

Durante a audiência pública, o parlamentar comunista afirmou: “A situação pode ser caracterizada plenamente como um esbulho”. O parlamentar lembrou que a posição do governo brasileiro sempre foi de endossar e apoiar os reclames argentinos sobre a área. Carrion lembrou que, neste ano, fazem 31 anos da Guerra das Malvinas e a presidente da Argentina Cristina Kirchner voltou a reivindicar a soberania sobre as ilhas. “Na ocupação das Malvinas pela Junta Militar Argentina em 1982 a posição do governo brasileiro foi de solidariedade e apoio político para com a Argentina”, disse o parlamentar.

A entrega do documento foi resultado de um dos encaminhamentos da audiência pública. Pela proposta, a manifestação de deputados gaúchos faz um chamamento à retomada das negociações pacíficas e o fim da exploração econômica dos recursos naturais renováveis ou não da região. 

De Porto Alegre,
Isabela Soares