FAO prevê uma situação alimentar pior para a Síria em 2014

Na Síria, a situação alimentar poderá piorar no ano de 2014, advertiu nesta sexta-feira (5) a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO, na sigla em inglês).

No relatório publicado em conjunto entre a FAO e o Programa Mundial de Alimentos (PAM), foi enfatizada a redução da produção agrícola na Síria, que segundo as previsões seguirá diminuindo para o próximo ano.

"A produção agrícola e o acesso aos alimentos pagaram um alto preço este ano (..) Partindo da base de que a crise continue, a produção interior durante os próximos doze meses se verá muito comprometida", segundo o relatório.

O ponto de vista destas duas organizações alimentares é divulgado após o término da missão conjunta dessas entidades no país árabe em maio e junho.

Estima-se que este país precisará importar 1,5 milhões de toneladas de trigo para os próximos 12 meses, de acordo com as previsões das agências, agregando que a produção deste artigo caiu para 2,4 milhões de toneladas, cerca de 40% a menos que antes do início da crise.

A má situação da alimentação não se limita ao trigo, já que a produção de outros alimentos se deteriorou, como um exemplo, a produção de aves diminuiu cerca de 50% em relação a 2011.

A situação piorou depois do deslocamento da população, a interrupção da produção agrícola, o desemprego, as sanções econômicas, a depreciação da moeda local e os preços elevados dos alimentos e da gasolina.

Fonte: HispanTV