Manifestações e reforma política são temas de debates na UFC

Acontece nos próximos dias 11 e 12 de julho, das 14h30min às 17h30min, o evento "Reflexões e debates sobre o Brasil em movimento", realizado pelo Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (LEPEM), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará. Através de duas mesas-redondas, pesquisadores da UFC debaterão sobre "Manifestações políticas" (dia 11) e "Reforma política" (dia 12), temas em voga no País. Será no Auditório Luiz de Gonzaga (Av. da Universidade, 2995, área 3 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica).

O tema do primeiro dia será abordado por Danyelle Nilin, Jakson Aquino, Jamil Marques, Linda Gondim e Ricardo Kaminski. No dia 12, os expositores serão Jawdat Abu-El-Haj, Monalisa Soares, Paula Vieira e Valmir Lopes. Os componentes de cada mesa terão, em conjunto, uma hora e 30 minutos para apresentar suas avaliações sobre o tema em discussão. Em seguida, o debate será aberto ao público. A inscrição é gratuita e deve ser feita pela Internet (is.gd/o63VJ0).

LANÇAMENTO DE LIVRO – No dia 11, às 18h, também no Auditório Luiz de Gonzaga, será lançado o livro Campanhas eleitorais e comunicação midiática – ciclos de mudança e continuidade (Edições UFC, 2013), organizado pela Profª Rejane Carvalho, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC. Rejane integra a coordenação do LEPEM e é sócia permanente do Instituto Histórico do Ceará. É autora e organizadora de diversos livros na mesma área.

O livro, que será apresentado, na ocasião, pelo Prof. Jamil Marques, pesquisador do Mestrado em Comunicação da UFC e líder do Grupo de Pesquisa em Política e Novas Tecnologias (Ponte), além de secretário executivo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, reúne textos sobre a Esfera Pública Midiatizada e Dinâmica Política, enfocando algumas transformações da política brasileira na fase de redemocratização mais recente. As análises contidas na obra se articulam em torno de reflexões sobre as relações entre política e mídia, buscando compreender as transformações que afetam saberes e práticas políticas tradicionais situadas em um processo amplo de mutações nos padrões da sociabilidade contemporânea, possibilitadas pela rápida evolução da mídia.

Fonte: UFC