Publicado 11/07/2013 20:47 | Editado 04/03/2020 17:07

Por volta das 11 horas, segundo estimativas divulgadas pela Polícia Militar, pelo menos 10 mil pessoas estavam concentradas nas imediações da “Arena das Dunas” – estádio que está sendo construído para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. O local foi ponto de convergência para diversas passeatas, protagonizadas por várias categorias, a exemplo dos trabalhadores petroleiros e dos rurais sem-terra.

Em Mossoró, segunda maior cidade do Estado, estima-se que duas mil pessoas tenham participado da mobilização. Trabalhadores de várias categorias reuniram-se em frente ao Teatro Dix-Huit Rosado, a partir das 9 horas, e seguiram em caminhada até a Praça do Pax, fazendo uma parada em frente à Prefeitura. A maioria dos presentes foi composta de servidores da Saúde, Educação e das universidades. Além das bandeiras gerais do movimento, os trabalhadores petroleiros presentes reivindicaram a retomada dos investimentos da Petrobrás na região.
Organizadas pelas centrais sindicais e movimentos sociais, as mobilizações e protestos realizados hoje têm uma pauta definida e um objetivo claro: abrir a negociação com o Governo Federal e o Congresso Nacional em torno de bandeiras de interesse da classe trabalhadora: destinação de 10% do orçamento da União para a Saúde Pública; 10% do PIB para a Educação; reforma política com plebiscito popular; fim do fator previdenciário; reforma agrária; redução da jornada de trabalho sem redução de salários; valorização das aposentadorias; rechaço ao PL 4330, sobre terceirização; e suspensão dos leilões de petróleo.
Fonte: SINDIPETRO/RN