Comissão Política PCdoB-TO convoca Conferência 

 

CPE Tocantins convoca Conferência

 A Comissão Política Estadual se reuniu nesta quarta-feira para debater a situação organizativa do Partido e a conjuntura política estadual. Com a convocação do 13° Congresso do PCdoB para novembro deste ano a tarefa do Partido é preparar seus militantes para um profundo debate político e organizativo que só terminará com a Plenária Final do Congresso de 14 a 16 de novembro.

O Comitê Estadual deve organizar a Conferência do estado para analisar a situação do Tocantins do ponto de vista político, eleger Delegados ao Congresso do Partido e também construir a composição do novo Comitê Estadual. A reunião aprovou a data limite de 22 de setembro para realização das Conferências Municipais e dia 13 de outubro a Conferência Estadual.

A abertura da reunião foi feita uma breve explicação sobre a construção das Conferências Municipais e como tomar encaminhamentos que possibilitem a participação mais ampla possível de seus militantes. Com especial atenção para Palmas, Formoso do Araguaia e na região do Bico do Papagaio a Comissão Política Estadual trabalhará na construção de visitas e plenárias de filiados na Organização de Base como momentos preparatórios para o debate.

Passando aos debates sobre a situação política do Tocantins os camaradas expuseram suas opiniões sobre conjuntura. No geral as intervenções foram no sentido de aperfeiçoar a tática eleitoral do Partido dentro dos princípios do projeto político, que como dito na Resolução Política, visa à superação dos políticos tradicionais do Tocantins com a apresentação de novos nomes para importantes tarefas no sentido eleitoral. Participando na definição dos norteadores da política das forças democráticas e populares o Partido vai contribuir na construção de um plano de governo mudancista e democrático.

O Partido também buscará construir uma forte e competitiva chapa proporcional com candidatos em todas as regiões do estado preservando seus quadros eleitorais já experimentados e convidando todas as lideranças populares e de base nos movimentos sociais a procurarem no PCdoB estabelecer uma discussão franca e respeitosa sobre seus projetos políticos e suas possibilidades dentro do Partido. Todos estes pontos são apresentados na Resolução Política da Comissão Política Estadual aprovada na reunião.

Também foram aprovadas as Normas estaduais para construção das atividades relacionadas ao processo de Conferência nos municípios. As Normas tratam das condições de participação dos filiados e também dos procedimentos organizativos a serem adotados pelas direções do Partido nas cidades para construção dos debates.


Convocação da Conferência Estadual do PCdoB/TO

O Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB – no uso de suas atribuições,
com base no Estatuto Partidário – artigos 26, 27, 30 e 32 – e na Norma Congressual para o 13º
Congresso, estabelecida pelo Comitê Central em 07/07/2013, decide convocar a Conferência
Estadual, para o dia 13 de outubro do ano em curso, a realizar‐se na Câmara de Vereadores
de Palmas das 9 h às 18h.

A ordem do dia da Conferência Estadual constará de:

1) Discussão dos Documentos Nacionais e deliberação sobre os Projetos
de Resolução apresentados pelo Comitê Central;

2) Balanço das atividades de direção estadual; Estabelecimento do número de seus
membros e eleição dos dirigentes do Comitê Estadual para o mandato (2013‐2015);

3) Eleição de delegados(as) ao 13ª. Congresso Nacional.

Ficam, assim, convocados todos os delegados eleitos nas Conferências
Municipais.

Palmas – TO, 17 de julho de 2013.

 

______________________________
Walter Balestra
Presidente PCdoB-TO