Coreias retomam negociações para reabrir complexo industrial
Representantes das Coreias do Norte (República Popular Democrática da Coreia) e a do Sul (República da Coreia) voltaram a se reunir nesta quarta-feira (17), em busca de um acordo para a reabertura do complexo industrial de Kaesong, que está no Sudoeste da Coreia do Norte, na fronteira com a Coreia do Sul.
Publicado 17/07/2013 09:24

Três delegados norte-coreanos e três sul-coreanos participam das reuniões de negociação. Nas três últimas reuniões ocorreram nos dias 6, 10 e 15 e concluíram as discussões sem avanços, o que a Coreia do Norte atribui, em grande parte, à interferência histórica dos Estados Unidos.
Além disso, a Coreia do Sul exige dos norte-coreanos salvaguardas que evitem que Kaesong volte a ser encerrada, como aconteceu em abril deste ano.
O contexto era o das sanções internacionais impostas à Coreia Popular por seus testes nucleares (o terceiro foi realizado em fevereiro) e dos exercícios militares conjuntos realizados entre os EUA e a Coreia do Sul, considerados uma ameaça pelo Norte.
A Coreia Popular retirou todos os operários de Kaesong em 9 de abril, na escalada de tensões e ameaças contra a Coreia do Sul e dos Estados Unidos. No complexo industrial, trabalham 54 mil operários norte-coreanos em 123 empresas da Coreia do Sul.
Com Agência Brasil