Emdec lança campanha “Trânsito Amigo”

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) lançou na segunda-feira (22/07) a Campanha Trânsito Amigo, uma ação permanente de segurança no trânsito que envolve diversos projetos em escolas e na comunidade.

tran - Fernanda Sunega/PMC

O evento de lançamento foi no Largo do Rosário e contou com a presença do prefeito Jonas Donizette e do secretário de Transportes, Sérgio Benassi. O prefeito destacou as ações educativas na área do trânsito que estão em andamento na cidade e lembrou que novas ações estão projetadas.

“A meta é conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres sobre o respeito às regras de trânsito e o respeito ao próximo. Além disso, faz parte da minha administração garantir investimentos na melhoria do transporte de massa”, disse Donizette.

Com o Trânsito Amigo, a Emdec pretende reduzir os índices de acidentes e de mortes no trânsito ao promover uma cultura de paz, segurança e qualidade de vida nas vias da cidade, construindo um ambiente mais tranquilo nos diversos tipos de deslocamentos.

O secretário de Transportes disse que as ações deverão ser desencadeadas em três eixos principais: educação, engenharia e fiscalização. “O conjunto de ações nestes três eixos devem ajudar na redução dos índices de acidentalidade a curto e longo prazo”, disse. Benassi explicou que no eixo engenharia, a Emdec deverá colocar em prática ações de planejamento do sistema viário, do trânsito, do transportes e da engenharia de tráfego para garantir maior segurança e fluidez no trânsito.

Para o eixo da fiscalização, a campanha pretende intensificar as vistorias técnicas e de documentações específicas em cada segmento do transporte público, com agentes capacitados para orientar, auxiliar e fiscalizar de forma efetiva. Já no eixo educação, Benassi afirmou que haverá investimento em campanhas e ações que buscam a mobilização da sociedade para combater a violência no trânsito e estabelecer a paz na circulação. Campanhas publicitárias específicas serão aplicadas também para educação.

O Trânsito Amigo envolverá todos os atores do trânsito: pedestres, pessoas com deficiência, ciclistas, motociclistas, motoristas e profissionais do volante.

Pedestres – A campanha prevê, por exemplo, ações para pedestres com destaque para crianças e idosos. Estão previstas intervenções de rua, ações educativas nas escolas e em instituições de terceira idade, além de esquetes teatrais na área central e nos corredores.
Está programada também a criação de uma minicidade para educação de crianças com o projeto “Educação de Trânsito e Cidadania”. Nestas ações serão trabalhados conceitos de segurança, orientando de forma efetiva sobre as escolhas seguras na circulação, faixa de pedestres, passarelas e semáforos.

Deficientes – Estão previstas ações educativas para pessoas com deficiência nas escolas, instituições e com público em geral em hipermercados, shoppings e estacionamentos públicos. Nestas ações serão desenvolvidos conceitos para conscientizar a população sobre a importância dos assentos e vagas preferenciais. Serão abordados também o Programa PAI-Serviço e as questões de acessibilidade e inclusão social.

Usuários – A Emdec preparou ações educativas para usuários do transporte e população em geral nas escolas e nos terminais da cidade. Entre as quais, está a ampliação do projeto de incentivo à leitura nos terminais, além de treinamentos e capacitações de motoristas e cobradores. Serão trabalhados conceitos que abordam o respeito aos assentos preferenciais, ao uso do Bilhete Único, à preservação dos ônibus, aos espaços públicos e à sustentabilidade.

Ciclistas – Foi preparado um conjunto de ações educativas nas ciclovias, ciclofaixas e nas escolas. A proposta prevê também novas intervenções no Plano Cicloviário, passeios ciclísticos e seminários. O objetivo é mostrar a importância do respeito à sinalização, do uso de equipamentos de segurança e da sustentabilidade. Dicas de rotas seguras serão também difundidas.

Motociclistas – Para os motociclistas foram elaboradas diversas ações como pitstops educativos, palestras, encontros, formação continuada e oficinas com grupos de jovens.
A meta é garantir conceitos de pilotagem segura, do uso dos equipamentos, de manutenção preventiva, de habilitação, de respeito à Lei Seca e incentivo ao profissionalismo.

Prestadores – Integram também nesta campanha, ações para motoristas de veículos particulares, transporte escolar, transporte público, fretamento, táxis e motoristas de cargas. A Emdec vai intensificar inspeções veiculares e intervenções de rua e as rondas nas universidades.

Foram programadas também oficinas com grupos de jovens, realização de pitstop educativos, palestras e treinamentos. Nestas ações serão difundidos conceitos de segurança como direção defensiva, Lei Seca, cinto de segurança, manutenção preventiva, uso de assentos para crianças e respeito com as vagas exclusivas.

Observatório do Trânsito – Em 14 de maio foi lançado o Observatório Municipal de Trânsito do Município de Campinas, que integra o projeto “Vida no Trânsito”, do governo federal (Ministério da Saúde). Para Campinas houve a liberação de R$ 250 mil para investir em campanhas que visam redução no volume de acidentalidades no trânsito e suas conseqüências para a sociedade e especificamente para a área da saúde.

O Observatório do Trânsito é coordenado pela Emdec, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde. É composto também por representantes das secretarias de Transportes, Educação, Infraestrutura, Serviços Públicos, Assuntos Jurídicos, Direito das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Segurança Pública, Comunicação e CIMCamp. Participam, ainda, membros da Unicamp, PUC-Campinas e Conselho Municipal de Trânsito e Transportes.

O Observatório de Trânsito tem como objetivos integrar as ações dos órgãos e entidades partícipes para a realização do projeto; elaborar planejamento conjunto, buscando a realização dos objetivos definidos de redução do numero de acidentes com vitimas graves e fatais; participar das ações estabelecidas em conjunto; instituir a informação (coleta, gestão e análise de dados) como principal ferramenta de operação e fiscalização de trânsito; elaborar projetos, que possibilitem a capacitação de recursos financeiros para a realização das ações; acompanhar e avaliar o resultado das ações implementadas.

Acidentalidade – O relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2004 traz a estimativa de 1,2 milhão de mortos e 50 milhões de feridos por ano, por conta de acidentes de trânsito, no mundo. Os acidentes são a primeira causa de mortes na faixa etária entre 15-29 anos; a segunda causa na faixa etária entre 5-14 anos; e a terceira na faixa etária entre 30-44 anos. Do total de vítimas fatais no trânsito mundial, o Brasil ocupa a 5ª colocação, entre 178 países pesquisados. Fica atrás apenas de Índia, China, Estados Unidos e Rússia. Em Campinas, entre 2010 e 2011, as mortes por acidentes de trânsito aumentaram 41,3%, saltando de 104 para 148 ocorrências.

O número de pessoas mortas em motocicletas aumentou 72,5%, entre 2010 e 2011, no município de Campinas. Em 2010, foram 40 mortes de ocupantes de motocicletas, representando 38,5% do total de vítimas fatais no trânsito da cidade. Já em 2011 foram 70 mortos, totalizando 46,9% dos casos.

Diminuição – As ações de educação no trânsito desenvolvidas pela Emdec – com o foco nos acidentes ocorridos com motocicletas – já resultaram na diminuição em 47,3% no número de mortes no trânsito em 2012, comparado ao ano anterior. Em 2011, a Emdec constatou a morte de 148 pessoas no trânsito de Campinas e no ano passado a ocorrência caiu para 78 mortes.

As estatísticas mostram redução também no número de mortes de motociclistas, que foi de 70 pessoas mortas em acidentes sobre duas rodas em 2011 contra 33 mortes de motociclistas no ano passado.

De Campinas, com informações do portal da Prefeitura Municipal