Trabalho Decente promove encontro internacional na Bahia

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) promovem, em Salvador, nos dias 5 e 6 de agosto, o “Encontro Internacional de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente”. São esperadas 120 pessoas do Brasil e de fora dele para a atividade, que vai acontecer no Hotel Deville, no bairro de Itapuã.

O evento internacional vai receber delegações do Uruguai, Paraguai, Chile e Argentina e dos estados de Mato Grosso, Paraná, Tocantins, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo Distrito Federal. São esperadas, também, quatro prefeituras e representantes do Consórcio Intermunicipal da Grande ABC e integrantes dos Escritórios da OIT no Brasil, Chile e Argentina.

O “Encontro Internacional de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente” pretende promover uma troca de experiências sobre a construção de agendas subnacionais de Trabalho Decente no “Cone Sul”. “É um evento importante porque permite a troca de informações e experiências para a construção dessa iniciativa pioneira que é o Trabalho Decente”, disse o titular da SETRE, Nilton Vasconcelos.

O secretário informa que o encontro formará, também, “uma rede que permita avançar conjuntamente em alguns temas chave, tais como diálogo social e fortalecimento dos atores tripartites, empregos verdes e trabalho decente: desenvolvimento econômico local e emprego de jovens”.

Trabalho Decente

O Governo da Bahia desenvolve uma agenda subnacional de Trabalho Decente desde 2007. Algumas conquistas institucionais já foram asseguradas, como criação de leis estaduais que reforçam a prática do trabalho decente e o lançamento do Programa Estadual do Trabalho Decente, onde estão previstas ações e metas para serem cumpridas por todos os segmentos envolvidos.

Da Redação