Estudantes da USP desenvolvem trabalho em Apiaí

Durante 11 dias, 31 alunos da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Prefeitura de Apiaí visitaram o município realizando um trabalho de extensão universitária como execução do projeto Apoena, e conheceram os bairros Palmital, Palmitalzinho, Assentamento Prof. Macedo e Pinheiros II, com o objetivo de levantar as necessidades da população para buscar soluções.

Visitando todas as residências desses bairros, tomaram conhecimento dos principais problemas e encaminharam o relatório para a prefeitura, partindo das demandas que realizaram em dois dias de atividades no distrito do Palmitalzinho e bairro Palmital. Trabalharam oficinas sobre sexualidade, juventude, cuidados com meio ambiente, fossas sépticas, cuidados com as crianças e contação de histórias, dentre outras.

Coordenando o trabalho, as estudantes Julia Mafra e Leticia Neri, que já estiveram no ano anterior, observaram algumas mudanças nos bairros, salientando que algumas situações melhoraram. No bairro Pinheiros II, duas ruas receberam iluminação pública. Já o Assentamento está recebendo alguma atenção como estradas e iluminação e no bairro Palmital, uma das melhorias é a melhoria das vias de acesso.

Um dos objetivos do projeto é o fortalecimento das associações de bairro, que no ano anterior contribuíram com a formação da associação em Pinheiros II, que está adquirindo alimentos do programa do PAA, adquirido do assentamento e distribuído à população, também está oferecendo curso para jovens e adultos. Este ano contribuíram com o fortalecimento da associação no distrito do Palmitalzinho para que possam participar das politicas publicas atendendo a comunidade.

O trabalho foi resultado de uma parceira como apoio da administração do prefeito Ari Kinor. O secretário de Promoção e Assistência Social, Alysson Garcia participou na elaboração da logística, transportes e estrutura do projeto. Os estudantes ficaram abrigados no Centro Integrado de Estudos Multidisciplinares (CIEM), e o Núcleo Bom Samaritano proporcionou o café da manhã, e a Casa do Amigo Ideal ficou responsável pelo almoço e janta dos estudantes envolvidos no projeto.

Segundo a estudante Julia visitar Apiaí novamente foi uma alegria, e, sobretudo, visualizar o quanto contribuíram e também aprenderam com as lições de vida dada pela população. O projeto conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA),Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e realiza um dos pilares da Universidade Pública, contribuir com a transformação social pela troca de saberes com a comunidade.

De Campinas, com informações do portal da Prefeitura Municipal de Apiaí