Maduro comanda grande marcha contra a corrupção na Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou, neste domingo (4), que a direita ficou muda diante da Grande Marcha contra a corrupção, que foi realizada no sábado (3), em Caracas. Durante o ato, o presidente exortou ao povo para que se preparem para a batalha por uma nova ética política contra a corrupção.


Vestidos de vermelho, chavistas marcharam pela cidade/ Foto:Luciana Taddeo/Opera Mundi
 

Em seu twitter, Maduro afirmou que “a direita ficou muda diante da demonstração do povo ontem [sábado] contra a corrupção e diante das verdades que disse”, escreveu. Na mesma mensagem, o presidente postou uma foto da multidão que o acompanhou na avenida Universidade.

Leia também:
Venezuelanos se preparam para marcha contra corrupção no sábado
 

Maduro, por sua vez, pediu uma “refundação bolivariana”. “Vamos buscar os farsantes, os hipócritas, os que colocam um gorro vermelho para roubar o povo, os que se escondem atrás da imagem de [Simón] Bolívar para roubar”, convoco, afirmando que os primeiros que devem “cumprir a lei” são os governantes e funcionários públicos. “O povo está na rua lutando contra a corrupção (…) e contra el capitalismo, que é o responsável da corrupção na Venezuela”, disse.

“Não questionaram um só dado da análise institucional e legal que fiz. Não podem porque estão nadando no pântano da corrupção”, acrescentou Maduro em uma segunda mensagem no microblogue.

Durante a marcha, apoiadores do governo cantaram músicas em memória ao falecido presidente Hugo Chávez, além de levantarem cartazes de inventivo à política anticorrupção, que vem sendo levada a cabo pelo governo – diversos funcionários, inclusive, foram presos por denúncias de corrupção.

A oposição, liderada pelo governador do estado de Miranda e candidato derrotado nas eleições de abril, Henrique Capriles, também realizou uma marcha com o mesmo fim e no mesmo dia.

Com informações da AVI e do Opera Mundi