Maioria dos venezuelanos considera gestão de Maduro positiva

A agência pesquisadora Hinterlaces, da Venezuela, divulgou na terça-feira (6), o estudo Monitor País, que revela que 58% dos venezuelanos consideram positiva a gestão do presidente, Nicolás Maduro, após os primeiros 100 dias de governo.

Nicolás Maduro - AVN

O diretor da empresa, Oscar Schemel, explicou que o dado corresponde ao levantamento mais recente, realizado na segunda metade de julho deste ano. Também foram avaliadas características gerais de Maduro, inerentes à sua personalidade e habilidades de gestão.
Assim, 59% dos inquiridos consideram que o mandatário é "honesto" e 55% acham que Maduro conhece bem os problemas do país. Da mesma forma, 65% acreditam que ele se preocupa com os pobres.

Leia também:

Revolução elevou qualidade de vida das mulheres na Venezuela
Foro avalia o legado de Chávez e os planos de integração justa

Schemel disse que os dados são importantes porque revelam a conexão emocional das pessoas. “É uma identificação com a maioria. Manifestam uma característica muito importante que está associada com o chavismo".

A avaliação positiva do presidente também mostra que 51% dos venezuelanos acredita que o presidente tem a capacidade de resolver os problemas do país e 45% consideram que ele tem capacidade gerencial. 49% dos entrevistados dizem que Maduro tem caráter para dirigir o país.
Metade dos venezuelanos concorda com a forma como o presidente Maduro está governando o país, de modo que 61% assinalaram como positivo o chamado Governo da Rua, implementado pelo Executivo.

"O único a falar sobre os problemas das pessoas e dos problemas econômicos é o Governo Nacional. A oposição fala sobre questões políticas e eleitorais", disse Schemel, em uma entrevista para a Venevisión.

No que diz respeito ao desenvolvimento económico, Schemel disse que 60% dos venezuelanos acham que sua situação econômica pessoal e familiar é "muito boa", "boa" ou "regular". Da mesma forma, 52% dizem que sua situação econômica pessoal e familiar vai melhorar em 2013.

Diretor Hinterlaces observou que nas pesquisas de opinião oposição venezuelana "vem caindo”. “Acho que é pela desconexão com os problemas e expectativas dos venezuelanos", argumenta.

Da redação do Vermelho,
Com informações da AVN.