Conferência indica rumos para a Promoção da Igualdade Racial

A Estação Cultura, em Campinas, recebeu mais de 400 pessoas de 22 municípios da região no sábado (03/08), durante a 3ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir).

PMC - Manoel de Brito/PMC

O evento reuniu representantes de todos os segmentos da sociedade para discutir propostas e metas da política de Promoção da Igualdade Racial para os próximos anos na região.

O prefeito Jonas Donizette abriu saudando os representantes de todos os municípios presentes na abertura do evento. Na oportunidade, ele ressaltou que a conferência consiste num dispositivo importante para a construção de um mundo onde o ser humano seja mais respeitado, onde as leis sejam mais efetivas e outras legislações sejam criadas no bojo de uma sociedade mais inclusiva.

“Tivemos muitos avanços, mas ainda há muitos desafios na construção da cidadania no Brasil. Este é um espaço importante de debate da sociedade sobre a luta contra o preconceito e a discriminação racial”, ressaltou.

A Conferência discutiu eixos temáticos nas áreas de educação, saúde, segurança e justiça, terra e moradia, trabalho, comunicação, comunidade de terreiros, Sistema Nacional de Promoção e Igualdade Racial (Sinapir) e participação em espaços de decisão. Todas as discussões tiveram como referência o tema 'Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: Por um Brasil Afirmativo.'

Também foram indicados no evento os 59 delegados, sendo 45 da sociedade civil e 14 do poder público, que representarão os 83 municípios da região administrativa de Campinas na Conferência Estadual, que será nos dias 23, 24 e 25 de agosto em São Paulo.

A Conferência Regional está prevista em lei e é etapa preparatória para as conferências estadual e nacional.

De Campinas, com informações do portal da Prefeitura Municipal